Comissão promove com êxito eventos alusivos

Mesmo após o aniversário da cidade, obras terão continuidade e outras ações são planejadas para comemorar os 100 anos de PP

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 14/09/2017
Horário 12:58

Criada em janeiro deste ano e composta por 14 membros da comunidade prudentina, a Comissão do Centenário já realizou cerca de 400 dos 500 eventos previstos em alusão ao aniversário de Presidente Prudente. Durante o ano, obras também foram iniciadas e servirão como uma marca histórica deste momento dos 100 anos da capital da Alta Sorocabana. Além de tudo, concursos culturais, literários, inclusive, de beleza, também marcaram a atuação do grupo.

Desde a primeira reunião, o intuito da comissão sempre foi pensar em ações que pudessem perdurar para as futuras gerações, além de proporcionar uma festa ainda maior para as crianças e idosos, a partir da união dos representantes dos diferentes segmentos. “O principal foco são as pessoas. Pensamos em deixar um legado para a cidade e para os prudentinos”, aponta o presidente da comissão, Marcelo Costilho, que também participou de outros grupos criados em aniversários anteriores e lembra que o desenvolvimento foi significativo. ”Tivemos marcos históricos com a constituição dessa comissão. Nos anos 1980, houve um grande desenvolvimento social, cultural e industrial em Prudente. Mesmo os tempos sendo outros, com o centenário, as ações foram intensificadas”, comenta.

 

Obras

Elaborada na mesma proporção de escala de Prudente, a Praça do Centenário foi uma das obras iniciadas a partir das ações da comissão. O ambiente de lazer é localizado em frente à sede da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e tem a previsão de ser entregue em novembro. O presidente do grupo não informou o valor total estimado para a construção, mas disse que a verba é originada de doações e uma parte do poder público. “O que vale mais é o valor simbólico. Pensamos em uma área onde as famílias pudessem aproveitar e, inclusive, o desenho da praça é o mapa de Prudente”, acrescenta Marcelo.

Outra iniciativa foi o Bosque Centenário, situado entre o Prudenshopping e o Muffato Max Atacadista, no espaço onde era o antigo Curtume Crepaldi. A ideia é que o local contribua com a arborização do município, tendo em vista que algumas mudas já foram plantadas e “daqui a alguns anos, as pessoas já poderão usufruir com as árvores já crescidas”.

 

“Pensamos em deixar um legado para a cidade e para os prudentinos”

Marcelo Costilho,

presidente da Comissão do Centenário

 

Fim do ano

Mesmo que o aniversário de Prudente já tenha passado, as ações da Comissão do Centenário não irão se encerrar no dia 14 de setembro. Até o fim do ano, diversos eventos já estão agendados para serem realizados e outros estão em fase de fechamento.

O tradicional Salão do Livro, marcado para ocorrer entre 29 de setembro e 8 de outubro, terá uma edição especial referente ao centenário. Na sequência, marcado como o mês das crianças, outubro possui diversas atividades previstas destinadas aos pequenos, a serem realizadas no Parque do Povo e no Complexo Turístico Cidade das Crianças, conforme adianta Marcelo Costilho.

Durante o mês de novembro, por sua vez, ocorrerá o Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente), que é um evento voltado às artes cênicas e que também fará referência aos 100 anos da cidade. E, por fim, o “Jogo do Centenário”, a ser realizado no Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, em dezembro, para o qual será montada uma seleção prudentina.

Todos os eventos realizados, bem como a agenda do centenário, estão no site criado especialmente para documentar as ações, o www.prudente100anos.com.br, ou podem ser acompanhados na página do Facebook, Prudente 100 anos.

Publicidade

Veja também