Como acelerar seus projetos para 2021

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 14/01/2021
Horário 06:44

O ano pós-pandemia será o seu ano! Você tem dúvidas? Eu não tenho, mas você precisa ter novos hábitos e desafios.
Preciso falar uma coisa, seus projetos precisam sair de você. Só você irá conseguir tirar seus projetos do zero, do nada e levar para um projeto vencedor.
O que você precisa fazer? Como precisa pensar? E como buscar parcerias? Vamos direto para a prática? Você precisa pegar caneta e papel e anotar seu projeto, descrever toda sua ideia, modelar o seu projeto como um negócio. Como pensar? 
Sim, é necessária uma forma de pensamento diferente, leia livros sobre o começo de empresas, negócios e novas oportunidades. Só comece um novo projeto pensando de forma totalmente diferente de como você pensa hoje.
As parcerias são essenciais para que um projeto saia do papel. Tem um ditado que diz: "Quer ir rápido? Vá sozinho! Quer ir longe? Vá acompanhado". Isso é a pura verdade.
Bom, com tudo isso, é possível iniciar qualquer projeto, seja ele profissional ou particular. Agora, a cereja do bolo para você acelerar o seu projeto! Tudo o que você precisa é inserir alguma ferramenta computacional conectada na internet, também conhecida como tecnologia.
Toda ideia precisa ser modelada para ser consumida pela internet. De venda de bolo a serviço de manutenção de ar-condicionado precisa estar em um aplicativo ou plataforma web com acesso 24 horas por dia. É necessário pensar que além de vender, você precisa pensar em receber e prestar manutenção.
Necessário pensar que cada projeto se comporta de forma diferente na internet. Se você quer prestar serviços de desenvolvimento de sites para empresa, todo ferramental já é tecnológico, então, é mais fácil você estudar modelagem de negócios do que tecnologia. Agora se você quer acelerar projetos de vendas de produtos alimentícios, é necessário estudar como inserir seus produtos em plataformas já existentes, como i-Food e AiqFome.
Além disso tudo, é necessário você pensar em toda a jornada do cliente ou usuário com o seu projeto. Muitos projetos bons não engrenam por falta de entendimento completo da usabilidade. Pense exatamente do início até o final, de como o seu cliente irá utilizar o seu projeto.
Valide seu projeto com no mínimo 100 pessoas. Com essa quantidade você terá um real retorno da necessidade do seu projeto, receba os feedbacks e busque melhorar seu projeto, com essa base sólida de conhecimento fica mais para buscar mais parceiros e investidores para o seu novo projeto.
Resumindo: Escreva tudo sobre seu projeto, encontre parceiros, estude modelagem de negócios, acrescente tecnologia e valide com 100 pessoas.
Espero que em 2021 você possa realmente ter novos projetos.
 

Veja também