Como entreter os pequenos e organizar a rotina em casa durante a quarentena

É importante que os filhos se envolvam em tarefas e continuem desenvolvendo habilidades, mesmo no período de suspensão das aulas presenciais

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 12/04/2020
Horário 15:00
Cedida - Crianças podem ajudar com pequenas tarefas domésticas
Cedida - Crianças podem ajudar com pequenas tarefas domésticas

Com a mobilização para prevenir e conter o coronavírus, crianças e adolescentes estão ficando em casa, e as famílias estão sendo desafiadas a organizar os horários e planejar as atividades do dia para manter uma rotina saudável com os filhos. O momento é trabalhoso para os pais, pede planejamento e uma boa dose de resiliência e paciência.

De acordo o diretor da Escola Champagnat de Presidente Prudente, Gleison Gomes Pimentel, apesar da situação delicada, é possível envolver crianças e adultos em um clima de alegria e descontração, deixando na memória o prazer de conviver em família, principalmente dos pequenos.

"A presença da escola e do professor na rotina das crianças é muito importante. Porém, o núcleo familiar tem muito a acrescentar, estando presente, acompanhando, mostrando interesse sincero pelos afazeres e orientando sobre dúvidas", analisa Gleison.

Confira algumas dicas para orientar os filhos durante o período de suspensão das aulas:

 

Mantenha uma rotina

As crianças ficam mais tranquilas quando sabem o que vai acontecer. Por isso, manter uma rotina de horários mesmo sem aulas é essencial para que os filhos se acostumem mais facilmente ao período em casa.

 

Brinque com animais de estimação

Que criança não gosta de bichinhos? Se a família tem algum pet é um bom momento para incentivar os filhos a interagir, aproveitando o tempo com qualidade. Também é válido encorajá-lo a dar comida, colocar água limpa e fazer carinho.

 

Dê tarefas

Desde pequenas, as crianças podem ajudar com pequenas tarefas domésticas. Os pais podem pedir ajuda para tirar pó dos móveis, varrer cômodos ou arrumar o quarto, guardando os brinquedos no lugar certo.

 

Faça parte da brincadeira

Tem momentos que as crianças gostam de brincar sozinhas, e isso é benéfico, mas em outros ela vai gostar que a família participe. Os pais podem sentar no chão com o filho e esperar que ele sugira alguma brincadeira, ou então podem propor alguma atividade criativa, como desenhos, recortes e pinturas. Outras sugestões são bingo, quebra cabeça, forca, memória, jogo da velha, jogos de tabuleiro, stop, entre outros.

 

Proponha atividades manuais

Além de divertido, fazer artesanato desenvolve habilidades psicomotoras importantes na infância. Por isso, é a hora de convidar o filho para construir algum brinquedo com materiais recicláveis ou fazer um quadrinho para decorar o quarto com itens que podem ser reaproveitados com o que se tem em casa, como papelão e potes vazios de shampoo.

 

Cozinhem juntos

Selecione uma receita para realizarem juntos. Uma sugestão são os biscoitinhos em formatos divertidos, utilizando forminhas ou modelagem manual.

 

Um alerta: Cuidado com excesso de uso dos celulares e tablets

Tente restringir o acesso dos filhos ao celular e computador fora do horário estipulado. O cuidado com o acesso à internet deve ser redobrado em época de quarentena, uma vez que as crianças e jovens estão passando mais tempo conectados. Nesse processo de monitoramento, o diálogo é essencial.

Publicidade

Veja também