Como inovar nas empresas?

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 10/10/2020
Horário 06:00

Para tudo tem um método! Sim, já tentou fazer um bolo sem o método? Tem gente que gosta de testar novas receitas, mas, o método geralmente é o mesmo.
Você pode entender que método é o passo a passo. Quando tem vários passo a passos juntos, em algum processo complexo, aí vira uma metodologia, que é o estudo dos métodos. Quais os resultados de ler livros, artigos, ou simplesmente escolarizar? 
Você responde rápido que é aprender, na verdade aprender é o resultado de praticar o que você estudou. Na teoria da inovação, é dito que é você melhorar o que já existe ou simplesmente criar do zero uma solução para um problema. 
Bom, depois da contextualização, vamos ao método de inovar, siga as dicas abaixo, estude cada uma delas por no máximo uma hora e pratique e teste por 20 horas. Garanto que você terá resultados surpreendentes. Se não conseguir, irei devolver seu dinheiro, agora se der certo, você pode me pagar também. Brincadeiras à parte, vamos às dicas.
Leia os livros “A estratégia do oceano azul”, “Startup Enxuta” e a Bíblia, diversos clientes em que aplico minha metodologia perguntam o motivo de ler primeiro as indicações de livros ao invés de ir inovar propriamente dito. Eu sempre respondo que primeiro é importante saber a estratégia de inovar, depois fazer o mínimo e testar, me referindo às duas primeiras indicações. Aí, soltam a outra pergunta, e a Bíblia? Onde entra nisso tudo? Eu sempre respondo: Se tem um livro que tem todos os códigos empresariais do mundo e muita gente segue (mesmo não sendo religioso) há mais de 2000 anos e tem sucesso, acredito que você também deveria ler. 
Pronto! Depois de 12 meses estudando uma hora e praticando 20 de cada lição aprendida, de cada indicação literária, garanto que qualquer empresa irá prosperar assustadoramente. 
Talvez você duvide, mas, fique em paz, se inovar para você não funciona mesmo, continue firme lutando no oceano vermelho que tudo dará certo para você também, pelo menos eu espero que dê. 
Muitas empresas alinham estratégia, técnicas de testes e princípios bíblicos geralmente de forma muito rápida, utilizando métodos ágeis para ganhar velocidade no processo de inovação, porém, tem alguns efeitos colaterais que podemos discutir no próximo artigo. 
Se você tem uma empresa e quer inovar, comece pelo começo do começo e vá estudar um pouco de estratégias para inovação e como fazer e testar rapidamente, antes de investir tempo e energia em uma inovação que poderá fracassar e levar seu investimento para o ralo.
Já compartilhe esse artigo e responde para nós.
 

Publicidade

Veja também