Como ser criativo na terceira idade

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 16/04/2025
Horário 04:30

Quando pensamos em habilidade criativa o que vem à nossa mente são: inteligência, talento e inventar.
Muitos pensam que na terceira idade isto não seria mais possível, mas a notícia boa é que todo mundo pode ser criativo: crianças, adolescentes, adultos e também os idosos, já que a criatividade resulta da combinação das atividades já registradas em partes do cérebro a partir dos nossos cinco sentidos.
Assim, a capacidade de ser criativo está associada à habilidade de enxergar o que aparentemente não está acessível aos olhos e, para isso, o cérebro necessita de atividades inovadoras, que estimulem seu bom funcionamento. 
Atividades como variedade, novidade e desafio crescente são primordiais na criatividade. 
A ginástica cerebral faz com que nossas funções executivas sejam intensificadas e garanta diversos benefícios às habilidades cognitivas e emocionais, como atenção, memória, autocontrole, disciplina e criatividade.
Os jogos educativos são atividades dinâmicas e prática de raciocínio lógico que podem desenvolver habilidades essenciais para um bom desempenho cognitivo e o estímulo da criatividade.
Veja estas cinco dicas para melhorar ou reativar a criatividade na terceira idade:
1-Valorize suas ideias: 
Muitas vezes as expectativas bloqueiam o processo criativo e a frustração acaba minando a criatividade. Então, confie na sua intuição e valorize cada ideia nova. Anote em uma folha de papel, rabisque, escreva e coloque em prática.
2- Enxergue o problema: 
É importante enxergar o problema para resolver a situação da melhor forma possível. Questione! Pensar em coisas novas exige fazer novas perguntas.
Se necessário peça ajuda de filhos e netos.
3- Exercite seu cérebro
Lembrar que a criatividade é a combinação de várias ideias. Então, alimente o seu cérebro com novidades. Leia sobre diversos assuntos, vá a lugares onde você nunca foi, faça amigos e pratique ginástica cerebral.
4-Mantenha a mente aberta: 
Para especialistas, a criatividade está ligada ao apetite por conhecimento. Por isso, pessoas criativas geralmente se dedicam a assuntos sobre os quais elas ainda não sabem. 
5-Combine ideias antigas: 
E finalmente lembre-se da sua infância ou juventude, de uma ideia que gostaria de ter exercitado com uma nova ideia e combine, invente algo novo e criativo. É um bom exercício de criatividade.
 

Publicidade

Veja também