Companhia viabiliza recursos para reconstrução de abrigo de animais em Martinópolis

Espaço que dá apoio a cães abandonados ficou completamente devastado após fortes chuvas na cidade no fim de setembro

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/10/2020
Horário 13:53
Cedida - Chuva causou inúmeros estragos no Abrigo Rancho Bicho Feliz, em Martinópolis
Cedida - Chuva causou inúmeros estragos no Abrigo Rancho Bicho Feliz, em Martinópolis

Após forte temporal que atingiu Martinópolis devastar o Abrigo Rancho Bicho Feliz e deixar cães em situação precária, a Elanco Saúde Animal decidiu prestar apoio à instituição. A empresa viabilizou recursos para reconstrução do abrigo, que ampara dezenas de animais em situação de abandono. A expectativa é de realizar a entrega do espaço revitalizado em 22 de outubro, quando a companhia celebra mundialmente o Dia do Propósito. Nessa data, seus colaboradores são incentivados a se dedicarem a ações voluntárias de apoio social ao redor do mundo, em vez de desempenharem suas atividades rotineiras de trabalho.

Ao tomarem conhecimento da situação difícil do abrigo, os funcionários da Elanco viram no Comitê de Responsabilidade Social da empresa a possibilidade de ajudar a instituição. Prontamente, a Elanco incluiu o local entre as entidades contempladas pela empresa no Dia do Propósito.

O forte temporal atingiu a região no dia 28 de setembro e trouxe ventos muito fortes. A chuva causou inúmeros estragos na cidade, inclusive no abrigo. O espaço teve as baias destruídas, casinhas perdidas, telhados arrancados e as paredes derrubadas. A responsável pela instituição, Ana Paula Leocádia Puro, conta que a tempestade deixou o local bastante comprometido. Até receber o apoio da Elanco, ela não tinha ideia do que faria para colocar o abrigo apto a retomar as atividades em sua plenitude.

"Durante os fortes ventos, minha única prioridade era colocar os animais em outro local, para que eles se abrigassem em um único quarto que sobrou, e não se machucassem com as telhas voando", relembra. O rancho vive de doações e depois desse episódio ficou em situação muito precária, sem condições de refazer o que havia sido construído ao longo do tempo e com bastante dificuldade.

Diante desse apoio, as obras no abrigo custeadas pela Elanco já começaram em ritmo bastante acelerado para serem concluídas em menos de um mês. "Decidimos agir rápido, pois prezamos pelo bem-estar animal e entendemos a importância de abrigos como esse. Hoje no Brasil, há cerca de 30 milhões de animais em condição de rua. Além de estarem sujeitos a doenças e maus-tratos, esses animais também representam um risco à saúde pública, visto que não são bem cuidados e podem contribuir para a transmissão de doenças como raiva e leishmaniose às pessoas", destaca Carlos Kuada, vice-presidente comercial sênior da Elanco na América Latina.

Além da revitalização do abrigo realizada pela Elanco, a Divisão de Animais de Companhia da empresa também contribuiu com produtos que promovem a saúde e bem-estar para os animais. "Esses medicamentos trarão grande auxílio no controle de parasitas como pulgas, carrapatos e vermes que, além de desconforto para o animal, podem causar doenças graves e zoonoses", afirma Cristiano Giraldes, gerente de Marketing da Elanco Pet Health no Brasil e Cone Sul.

Dia do Propósito

A Elanco realiza anualmente no dia 22 de outubro o Dia do Propósito, como uma forma de incentivar cada vez mais a filantropia e ações de amor ao próximo entre seus colaboradores. O objetivo da companhia é incentivar seus funcionários a se unirem em grupos que, de alguma forma, levem ajuda a alguma entidade, previamente selecionada por eles.

Mais do que uma ação prática que distribui donativos e serviços aos necessitados, a data tem o propósito de difundir na sociedade a ideia de fazer parte de algum tipo de atividade voluntária capaz de impactar a vida do próximo, seja ele humano ou animal. E, como forma de incentivo e engajamento, a empresa desobriga seus colaboradores de trabalharem na data, caso façam a adesão à campanha.

Normalmente, as ações organizadas pelo Comitê de Responsabilidade Social da Elanco Saúde Animal Corp para este dia se dividem em diversas frentes, como cuidar de animais em um abrigo, coleta de alimentos, levando mantimentos ou construindo casas para famílias necessitadas e até mesmo limpando a vizinhança. Qualquer ação que faça a diferença às pessoas e aos animais é válida nas atividades deste projeto.

Mudanças na pandemia

Porém, com a pandemia que abateu a população neste ano, o projeto sofreu mudanças em seu formato, mas sem perder seu precioso propósito que é ajudar àqueles que mais precisam de algum donativo. Os funcionários se dividiram em equipes para viabilizar uma mobilização online e conseguirem arrecadar o que as entidades pré-selecionadas mais precisam neste momento, como alimentos, itens de higiene e limpeza.

Essa corrida do bem estimula os envolvidos a superarem metas a fim de ganhar uma competição, avaliada por pontos, e levarem os prêmios estipulados pela empresa tanto para eles mesmos quanto para as organizações sem fins lucrativos participantes.

Para o projeto acontecer, foi criada uma plataforma específica onde tudo é registrado e os pontos computados. Os funcionários se desdobram para correr atrás das doações e, assim, vencer e conquistar os primeiros lugares, porém, todos entendem que o maior prêmio é poder ajudar, é doar, além de bens materiais, amor, mesmo que com a distância física.

"Em 2020, as doações já poderão ser feitas a partir do dia 15 de outubro, mas no dia 22 a gincana ganha amplitude, pois a rotina cotidiana de trabalho é paralisada para que todos possam se mobilizar e focar no engajamento da campanha pela busca de doadores, assim como conhecer as entidades de forma virtual pela internet", conta Kuada.

Foto: Cedida - Espaço teve as baias destruídas, casinhas perdidas, telhados arrancados e as paredes derrubadas

Foto: Cedida - Espaço em Martinópolis ampara dezenas de animais em situação de abandono

Foto: Cedida - Rancho vive de doações e depois desse episódio ficou em situação muito precária

Publicidade

Veja também