Compreendendo o SUS

OPINIÃO - Daniela Garcia Damaceno

Data 16/07/2020
Horário 04:58

O SUS é nosso! A pandemia o tornou mais vivo e presente. A universidade o apoia, compartilha e reconhece sua força. Vamos conhecê-lo melhor também?
O SUS (Sistema Único de Saúde) permitiu o acesso à saúde a muitas pessoas que antes de sua criação não tinham esse direito. A partir de sua instituição, todos foram reconhecidos, não somente como usuários, mas sim como corresponsáveis por sua construção e avaliação por meio de um de seus princípios essenciais, a participação social.
No cenário da pandemia, a organização do processo de trabalho do SUS em diferentes níveis de densidade tem se mostrado mais eficaz do que se comparado a países em que a atenção a saúde ficou focalizada em serviços emergenciais e hospitalares. 
A organização do trabalho em rede, então, possibilitou a alocação dos pacientes em seus diferentes pontos, com atendimento dos casos leves em unidades básicas e estratégias de saúde da família ou serviços de referência, evitando a sobrecarga dos serviços hospitalares e emergenciais. Assim, se não enfrentamos o colapso da saúde devemos isso principalmente à organização do nosso sistema. 

Se não enfrentamos o colapso da saúde devemos isso principalmente à organização do nosso sistema

O SUS está e sempre esteve em todo lugar. Muitos acreditam que SUS é unidade básica, saúde da família, pronto atendimento e hospital, mas é muito maior. Desde o controle, pesquisa e fiscalização de cosméticos, alimentos e medicamentos até a realização de um transplante, incluindo os sistemas de vigilância, a promoção de saúde e prevenção de doenças, cirurgias e até a fiscalização dos planos de saúde. A luta por sua defesa e seu reconhecimento deve ser de todos. 
É no SUS onde formam nossos enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, e tantos outros profissionais de saúde. É nele onde ocorre a interação ensino-serviço-comunidade, onde a ciência e a academia entram em contato com a vida real. 
É claro que há falhas e um longo caminho a ser percorrido, mas nós do ensino vivemos e reconhecemos sua potência. Cabe aos responsáveis por esse sistema tão complexo e grandioso, compreendê-lo e apoiá-lo. O SUS está enfrentando a pandemia e a universidade quer aplaudi-lo.


 

Publicidade

Veja também