Compromisso

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 29/08/2021
Horário 05:25

Era 1924. As Olimpíadas estavam sendo realizadas em Paris. Pela primeira vez a canoagem constou da lista de jogos com a seleção americana favorita. O americano Bill Havens fez parte dessa primeira equipe de canoagem. Ele estava muito animado com essa experiência. Mas havia um problema. A esposa de Bill estava grávida e daria à luz ao seu primeiro filho pelos mesmos dias da competição em Paris.
Em uma época sem aviões a jato e apenas navios lentos, Bill enfrentou um dilema: ir a Paris e perder o nascimento de seu filho ou ficar em casa. A esposa insistiu que ele fosse, pois sabia há quantos anos ele havia trabalhado para isso. Para Bill, a decisão foi fácil; ficou em casa. Estar com sua esposa era a mais alta prioridade! Os Estados Unidos conquistaram o ouro. A esposa de Bill atrasou o parto. Até teria dado tempo dele competir e voltar para acompanhar o nascimento do filho. As pessoas diziam: “Que pena!”. Mas Bill não se arrependia; seu compromisso com a esposa era o mais importante.
Um dos aspectos mais desafiadores da vida é o compromisso, que é fruto de uma escolha, de uma decisão. Ele nos prende a um padrão de conduta que determina toda ou pelo menos parte de nossa vida. Essa ideia de ‘compromisso’ apareceu domingo passado na liturgia da missa. Josué e sua família servindo, o apóstolo São Paulo tratando do respeito mútuo entre cônjuges, e São Pedro professando: “Senhor, a quem iríamos nós? Só Tu tens palavras de vida”. O compromisso exige muito. Compromisso exige 100% de nós, não 50 ou 70%. Comprometer-se é deixar as outras coisas para trás para que sejamos fiéis – a Deus e uns aos outros. Embora não seja sempre fácil, o compromisso transforma nossas vidas, pois nos abre para alcançar metas e colher prêmios.
Permitam-me retornar à história de Bill Havens: 28 anos depois. Estamos em 1952. É hora das Olimpíadas de Helsinque, na Finlândia. Frank, filho do casal Havens, que está competindo, envia um telegrama ao pai: “Pai, eu ganhei. Estou levando para casa a medalha de ouro que você perdeu enquanto esperava que eu nascesse.” O compromisso de Havens se tornou a inspiração para seu filho. Também se torna uma inspiração para quem ouve sua história. Aprendemos que nossos próprios compromissos, especialmente com Cristo e uns aos outros, são a inspiração que trazemos a incontáveis pessoas que tocamos por nossas ações e nossas vidas. O compromisso cristão é servir o Senhor, professando com a vida que só Ele tem palavras de vida eterna, pois Deus é bom!
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também