Compromisso com o meio ambiente deve ser diário

EDITORIAL -

Data 23/09/2020
Horário 04:15

No sábado, dia 19 de setembro, a Rede Amor e Esperança e a Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis), em Presidente Prudente, organizaram um Drive-thru da Reciclagem como parte do conjunto de ações referentes ao Dia Mundial da Limpeza, uma campanha que ocorre simultaneamente no mundo todo com o objetivo de mobilizar a população a reservar um dia inteiro para a limpeza dos seus municípios, bairros, praças, parques, áreas de lazer, entre outros espaços.
Em Prudente, os voluntários se juntaram para recolher materiais descartáveis, como lixo eletrônico, óleo de cozinha, exames de raio-x, entre outros itens, no Parque do Povo. Nem mesmo a pandemia do novo coronavírus impediu a ação sustentável, tendo em vista que os agentes realizaram a coleta dos materiais no formato drive-thru, respeitando as normas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde.
E a pandemia, de fato, não deve ser justificativa para interromper os trabalhos voltados à preservação ambiental, tendo em vista que o compromisso com o meio ambiente deve ser contínuo e diário. Embora a quarentena esteja passando por um período de relaxamento, no qual os setores da economia estão retomando as atividades de forma ainda mais flexível, o distanciamento social ainda é uma medida necessária. Diante disso, é muito importante que as pessoas aproveitem o tempo em casa para começar a praticar ações sustentáveis no seu próprio lar e quintal.
Um ponto relevante é que a temática do Dia Mundial da Limpeza deste ano foi “Eu cuido do meu quadrado”, que deve ser justamente um compromisso de todos. A partir do momento em que as pessoas se comprometem a manter seus quintais devidamente limpos, fazer a destinação correta do lixo, sem descartá-lo em terrenos baldios, áreas verdes ou fundos de vale, todas estão fazendo a sua parte para a preservação do bairro como um todo, o que gera reflexos para a cidade, para o Estado e até para o país.
Além disso, embora o Dia Mundial da Limpeza ocorra em apenas um dia do ano, é fundamental que as pessoas encarem as ações de limpeza e reciclagem como tarefas inerentes ao nosso dia a dia. Se todos nós nos dispusermos a pensar ecologicamente, os ganhos para a sociedade de hoje e para as futuras gerações serão incontáveis e inestimáveis.
 

Publicidade

Veja também