Comunicação é fundamental

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 14/03/2023
Horário 04:18

A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda e no processo de eliminação das barreiras de comunicação entre as pessoas. Aprender a Libras (Língua Brasileira de Sinais) permite um melhor conhecimento da comunidade surda. Também faz com que seja desenvolvida mais empatia em todas as situações. Por esse e por tantos outros motivos é essencial a presença de intérpretes no número máximo de eventos e solenidades. E, claro, cada vez mais as pessoas tomem consciência e possam aprender esses sinais.
Seguindo esta linha e dando exemplo, desde esta segunda-feira (13), as transmissões realizadas pela TV Câmara das sessões ordinárias realizadas pela Câmara Municipal de Presidente Prudente contam com intérpretes de Libras. Como noticiado, a Libras é a segunda língua oficial do Brasil, utilizada pela comunidade surda brasileira, e reconhecida pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. A Libras é uma língua de modalidade gestual-visual, na qual é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais, com sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, para transmissão de ideias e fatos. Desta forma, trata-se de uma importante ferramenta de inclusão social, já que é muito utilizada na comunicação com e entre pessoas surdas.
Que cada vez mais eventos possam ter a presença de intérpretes neste sentido, fazendo com que cada vez mais as pessoas tenham acesso à comunicação, independente de sua condição. E, vale ressaltar a importância de toda a sociedade se inteirar da Libras, entender um pouco da linguagem, já que é a segunda língua oficial brasileira.

Publicidade

Veja também