Comunicação interna e produtividade: tudo a ver

Roberto Mancuzo

CRÔNICA - Roberto Mancuzo

Data 18/10/2022
Horário 06:00

A definição formal de Comunicação Interna, reunindo aí alguns dos principais autores da área, como Gaudêncio Torquato, Margarida Kunsch, Marlene Marchiori e Roger Cahen, é que se trata de uma atividade “vital para atingir metas programadas e produzir aceitação sobre os sistemas de valores da organização.”
Bonita definição, caberia muito bem em uma enciclopédia ou em uma aula de Comunicação Organizacional se o intuito fosse impressionar os alunos. 
Mas o mundo das práticas reais exige uma interpretação bem mais exequível e aí eu gosto de entender a Comunicação Interna de uma forma bem simples: ela existe para manter ou aumentar a produtividade. E ponto!
“Nossa, que visão mais radical e capitalista ao extremo”, diriam alguns. Mas tudo bem, considerando o fato de que vivemos em um sistema capitalista e que a produtividade é fator de obtenção de lucro, seja nas empresas privadas ou do primeiro ou segundo setor. Até porque “lucro” não significa apenas dividendos, mas especialmente evolução e condições de poder nas relações sociais. 
As ações de comunicação interna quando ignoradas ou implantadas produzem efeito, portanto, na produtividade das empresas e precisa ser revista por todo e qualquer empresário preocupado com o futuro organizacional. Especialmente porque quando a empresa consegue se expressar bem junto aos seus públicos internos de trabalho, o retorno se dá em motivação e bom relacionamento.
Um colaborador bem-informado não tem medo do que vem pela frente, compreende corretamente o que precisa fazer, seja no serviço burocrático, digital ou manual, e tem segurança em poder dar sua opinião sobre os sistemas de produção. O contrário é que traz muito prejuízo.
Certa vez um colaborador me revelou que o setor onde trabalhava havia acabado de receber uma máquina de última geração, com promessa de aumentar muito o rendimento. Porém, como a empresa não promoveu uma capacitação e apenas apresentou um manual de instrução, e que estava em espanhol. Daí, o que ele e os outros parceiros de trabalho faziam era meio que “adivinhar” como ela funcionava. Eu perguntei se dava certo e ele me disse que sim, que de alguma forma a máquina melhorou a produtividade, mas ele ficava pensando se alguém “explicasse direitinho como ela funciona, como é que não seria bem melhor.”
Pois é! Entende por que uma comunicação correta tem relação direta com produtividade? Mas não é só sentar e conversar ou criar um grupo no WhatsApp e está tudo resolvido. Empresários que querem ver seus negócios crescerem precisam compreender que a profissionalização dos sistemas de comunicação é um dos pontos fundamentais. É preciso estratégia e profissionais habilitados para conduzir um desafio desse. 
Ou pode continuar contando com a sorte. Talvez dê certo!
 

Veja também