Comunidade Oeste Valley realiza encontro neste sábado

“Essa interação promove o compartilhamento de experiências e apoio mútuo com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo”, diz Fernanda Bagli, gerente da Intepp

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/06/2023
Horário 19:09
Foto: Cedida
Empreendedores, empresas e comunidade em geral na ativação da comunidade
Empreendedores, empresas e comunidade em geral na ativação da comunidade

Ocorre neste sábado, às 10h, o encontro da comunidade Oeste Valley, no anfiteatro 7 da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) "Júlio de Mesquita Filho", de Presidente Prudente. Trata-se de uma comunidade formada por grupo com sociedade civil, instituições dos setores público e privado, como universidades, poder público, empresas, sociedade civil, empreendedores, Centro de Inovação, a fim de desenvolver ações em prol da economia local.

De acordo com Fernanda Bagli, gerente da Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente), professora da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e membro da Comunidade Oeste Valley, esse tipo de iniciativa é importante, uma vez que acreditam que um ecossistema é formado por um conjunto de atores que se relacionam, se conectam e se complementam. “Essa interação promove o compartilhamento de experiências e apoio mútuo, com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo. Ainda, promove um ambiente favorável ao crescimento, à valorização de talentos e à expansão de capital, inclusive”, salienta a gerente da Intepp. 

Convidados

Fernanda menciona que o evento terá como convidados Alisson do Carmo, diretor e pesquisador da Inspectral, startup prudentina que desenvolve soluções de análise de dados e monitoramento ambiental e de sistemas aquáticos por meio de drones e satélites. Ele falará de sua trajetória empreendedora e explanará sobre os diversos fomentos públicos de órgãos como Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa) e o investimento privado recém-recebido. 

Além de Izabel Castanha Gil, pesquisadora em desenvolvimento regional e coordenadora do Projeto Latitude 21, que consiste em um mapeamento informatizado das árvores remanescentes para prospecção de colheitas futuras, envolvendo o resgate de técnicas tradicionais e a criação de alimentos de alto valor agregado.

“Por fim, contaremos com a apresentação do Laboratório de Ideias, que é uma programação idealizada e organizada pela Oeste Valley, que ocorrerá dos dias 10 a 13 de julho, das 19h30 a 21h30, na Fundação Inova Prudente e tem como objetivo capacitar os participantes com conteúdos sobre empreendedorismo de base tecnológica e inovação, e desenvolver a mentalidade empreendedora nos participantes”, expõe Fernanda.

Oeste Valley

A gerente da Intepp diz que a comunidade é uma união de pessoas que acreditam que a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo são uma forma de colaborar com o desenvolvimento do oeste paulista, por meio de ações e iniciativas, a fim de identificar oportunidades e solucionar problemas locais e regionais. 

“A missão da comunidade é fomentar a cultura empreendedora voltada para a inovação, com o objetivo de estruturar ações que proporcionem o desenvolvimento do oeste paulista”, destaca ela.

Objetivos

*Reunir e compartilhar nos diferentes meios de comunicação da comunidade, informações sobre eventos, empresas, instituições e pessoas que possam auxiliar nas diferentes etapas do desenvolvimento de ideias e negócios;

*Promover eventos para contribuir na construção de um ambiente inovador, dinâmico e colaborativo a fim de contribuir com o desenvolvimento tecnológico da região;

*Realizar encontros constantes para networking, troca e aprendizado tanto para a construção da comunidade, como também atender demandas dos diferentes grupos e pessoas envolvidas;

*Realizar mensalmente encontros para discutir ações e projetos que têm como objetivo colaborar com o desenvolvimento do oeste paulista.

Alguns resultados

*Evento de ativação da comunidade com aproximadamente 100 participantes, sendo eles: empreendedores, empresas e comunidade em geral;

*Workshop de Ideação – como surgem as ideias – ministrado pela Fernanda Bagli, gerente da Intepp e professora da Unoeste;

*Workshop de Registro de Marcas – ministrado por Livia Nespoli – da empresa Instaregistro;

*Construção do site institucional - oestevalley.com.br;

*Visita a Maringá, com o objetivo de conhecer o ecossistema da cidade. A iniciativa foi uma ação da Comunidade Oeste Valley e foi representada pela Unoeste, Intepp, Inova Prudente, O2 Hub, Unesp, Sebrae, InstaRegistro e Infoss AS. Foram visitados os ambientes: Sebrae Evoa Aceleradora, Inovus - Acim, Smat Space Unicv, DB1 Group e Incubadora Tecnológica de Maringá.

Fotos: Cedidas

Fundadores da comunidade Oeste Valley

Fernanda Bagli, gerente da Intepp

Publicidade

Veja também