Comunidade se une para reconstruir templo em Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 04/01/2022
Horário 04:29
Foto: Aparecido Trindade
Templo após o vendaval 
Templo após o vendaval 

Em plena pandemia, um incidente ocorreu no município no ano passado, quando uma forte ventania atingiu a cidade e destruiu completamente o templo da Igreja Assembleia de Deus, localizada na principal avenida de Santo Expedito. O prédio foi totalmente danificado, o que fez com que os membros daquela igreja se movimentassem a fim de reparar todos os danos. Para tanto, se valeram do espírito cristão da população e iniciaram os trabalhos. Muitas colaborações vieram de pessoas que sentiram o problema e, juntamente com os membros da Assembleia de Deus, passaram a fazer parte desse pelotão.

Ajuda
O pastor Antonio Alves de Souza, dirigente daquela igreja e coordenador das obras de sua reconstrução total, afirma que todos estão respondendo aos chamados da Igreja Assembleia de Deus de Santo Expedito, inclusive a comunidade católica que, mesmo trabalhando na construção de seu santuário, também tem olhos para os problemas de outras igrejas, quando muitos fiéis estão solidários a sua reconstrução. Está sendo mostrado, assim, um quadro de solidariedade cristã dentro da comunidade de Santo Expedito, para uma obra que está avançando graças à colaboração de todos.

União cristã
A fé realmente é um forte produto que nasceu e sempre viveu nos corações dos expeditenses. E quando se trata de defender o cristianismo, o amor entre eles é da mesma forma forte, independente de denominações das igrejas que mostram os ensinamentos de Cristo. Por ser uma comunidade inserida oficialmente no MIT (Município de Interesse Turístico), Santo Expedito trabalha no sentido de se solidificar para corresponder a esse título e assim vem trabalhando com força total para conclusão da obra, já conhecida como santuário, para abrigar toda a estrutura da Igreja Católica.

Movimento
Para 2022, o município de Santo Expedito espera que o grande movimento de turistas que era registrado antes da pandemia retorne e a cidade volte a viver os bons tempos, quando as presenças de romeiros eram constantes.

Pedido presencial
Um casal de Rancharia enviou email para a coluna, informando que tem um filho que se preparava para ingressar numa faculdade em Ribeirão Preto (SP). Por dois anos, pediam a intercessão de Santo Expedito para que isso acontecesse, mas o filho não obtinha sucesso em seu intento. Mesmo durante a pandemia, com muito cuidado, vieram pessoalmente a Santo Expedito reforçar o pedido e assistir a uma missa presencial. Na semana passada retornaram para agradecer o sucesso do filho, que ingressou numa faculdade oficial. 

Vem chegando
Para o padre Umberto, reitor do Santuário, as esperanças desse grande movimento são certas ao avaliar presenças constantes de romeiros que já estão chegando à cidade. Segundo ele, quase todos os dias fiéis chegam ao santuário para agradecer por graças alcançadas. Primeiramente chegam à igreja matriz da cidade, fazem suas orações e depois seguem em direção às obras.

Telefone
Todos os interessados em receber mais informações sobre o turismo podem procurar o Centro de Informações e Departamento de Turismo de Santo Expedito (18) 99642-8488.

Milagre
Um casal de Presidente Prudente assegurou para esta Coluna que está se preparando para visitar oficialmente a cidade no dia 19 de abril. Embora devoto de Santo Expedito, e que constantemente participou das festas, desta feita procurará trazer mais pessoas, especialmente da família para essa caravana, pois sente o dever de agradecer ao santo das causas urgentes, uma vez que o filho mais velho contraiu Covid-19, ficou intubado por uma semana, mas venceu a doença, graças aos pedidos dos pais para que Santo Expedido intercedesse junto ao Criador por sua recuperação.

Atenção
Lilian Florentino, coordenadora municipal do Turismo de Santo Expedito está à disposição de quaisquer interessados para informações das mais diferentes sobre o assunto e, desde que dentro do município. Ela também integra a equipe, que está otimista no sucesso do retorno de turistas em Santo Expedito.

Fé me trovas
Este ano as esperanças
Que a festa do protetor
Sejam ainda bem maior
Feita com fé e amor
José Costa

Foto: Aparecido Trindade


Templo no estágio atual de reconstrução

Publicidade

Veja também