A partir desta quarta-feira, o modelo da conta de luz dos clientes da Energisa Sul-Sudeste no interior de São Paulo vai mudar. Conforme determinação do governo, a fatura passa a ser um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica, tecnicamente conhecida como NF3-e. Na prática, o novo layout reforça a segurança para o cliente na hora de fazer o pagamento, possibilitando o acompanhamento online da conta, em tempo real.
"Isso garante a confiabilidade das informações e do documento entregue ao cliente, inibindo fraudes. O novo modelo de conta já está operando em outras unidades da Energisa e todas as distribuidoras do país terão que se adaptar", aponta a concessionária.
O coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste, Rafael Guida, explica que a primeira mudança será no alto da conta. “Nesse campo, terá uma faixa laranja com os dados da Energisa. Os dados da UC [Unidade Consumidora] virão logo abaixo. Esse número não muda. Já o nome do documento deixa de ser apenas Nota Fiscal, passando a ser descrito como DANF3E [Documento Auxiliar da Nota Fiscal]”, detalha.
Além disso, haverá um novo QR code, também na parte de cima. Posicionando a câmera do telefone nele, o cliente vai ter acesso às informações fiscais, enviadas diretamente da base de dados do governo do Estado. “Esse QR code também serve para que o cliente verifique se a conta que está recebendo é verdadeira ao conferir os seus dados”, reforça Guida, acrescentando que, no geral, são as mesmas informações do modelo antigo em posições diferentes.
Todos os outros dados da conta, como histórico de consumo, continuam na conta, logo abaixo dos dados fiscais. Mas é na parte final da fatura que estão o QR code para pagamento via PIX ou o código de barras. Ou seja, no QR code de cima o consumidor conhece os dados fiscais da conta. O que fica lá embaixo é para pagamento com PIX da Energisa.
Os clientes que escolhem essa modalidade de pagamento podem participar da nova promoção (pix.energisa.com.br) que dá direito a girar uma roleta da sorte digital, concorrendo a 675 prêmios que vão de descontos de R$ 150 na conta de luz a caixas de som portátil e vale-compras de R$ 250 nas Casas Bahia. Quem paga com PIX também participa de cinco sorteios de três anos de conta grátis e de um caminhão de prêmios no valor de R$ 30 mil, também em vale-compras das Casas Bahia.
Em caso de dúvidas sobre a nova fatura ou outros serviços, o cliente pode entrar em contato com a Energisa pelos canais de atendimento: site (www.energisa.com.br); aplicativo para celular Energisa On; WhatsApp/Gisa (18 99120-3365); e Call Center (0800 70 10 326).