Concurso de desenho premia estudantes com bolsa de estudos e kit

Lembrando que, na categoria 1, concorreram alunos do 1º ao 3º ano e na categoria 2, a disputa ficou entre os 4º e 5º anos.

PRUDENTE - Elaine Soares

Data 15/11/2013
Horário 13:00
 

"O concurso de desenho veio para completar o projeto O Imparcial na Escola. Crianças que tinham dificuldade de se expressar pela escrita puderam exprimir seu ponto de vista por meio do desenho". É desta forma que a professora Ana Maria da Silva Santos, 42 anos, avalia os resultados do 1º Concurso de Desenho O Imparcial na Escola que premiou, na quarta-feira, seis alunos de escolas municipais de Presidente Prudente e duas professoras. Os alunos levaram para casa um kit de desenho da ArtGesso São Francisco e uma bolsa de um semestre no curso regular da Cultura Inglesa (no valor do curso). Duas professoras também foram contempladas com as aulas de idioma.

Os premiados da noite tiveram seus desenhos selecionados em meio a 3 mil opções, sendo que a primeira classificatória ficou a cargo das 12 instituições de ensino participantes que enviaram 163 obras para o julgamento da comissão avaliadora do concurso. Lembrando que, na categoria 1, concorreram alunos do 1º ao 3º ano e na categoria 2, a disputa ficou entre os 4º e 5º anos.

As criações seguiram o tema "Viver em Prudente é..." e revelaram que as crianças estão atentas ao que a cidade lhes oferece. O Parque do Povo e o Parque Aquático da Cidade da Criança, por exemplo, foram retratados de diversos modos, mas teve quem preferiu reproduzir sua residência e ser bem sucedido, como ocorreu com o aluno do 4º ano B da Escola Municipal Francisca de Almeida Góes Brandão, Leonardo Augusto Lopes Alcântara. "A casa da minha avó é o lugar que eu mais gosto na cidade, por isso, não pensei em desenhar outro lugar", diz o estudante. Emocionada a avó do menino, Natalia Pereira Alcântara, se sentiu lisonjeada com a homenagem e diz que a pintura já tem lugar garantido na parede de sua casa.

A premiação ocorreu durante a cerimônia de encerramento das ações de O Imparcial na Escola. Na ocasião, as professoras Ana Maria da Silva Santos, da EM José Carlos João e Márcia Adriana Leite da EM João Sebastião Lisboa, foram premiadas com curso na Cultura Inglesa, por terem monitorado os alunos que ficaram em primeiro lugar nas categorias.

Os artistas receberam seus desenhos, emoldurados, das mãos dos idealizadores do concurso. As obras serão agora expostas na sede do jornal O Imparcial e, com mais 24 desenhos selecionados, devem percorrer espaços públicos em breve.

 

Parceiros


O proprietário da ArtGesso São Francisco, Paulo César de Oliveira, diz ter sido "muito gratificante" ter participado do  concurso. Ele confirma a parceria para uma possível segunda edição da iniciativa. "Foi uma experiência muito agradável poder ver o trabalho das crianças. Elas realmente não têm medo de colocar no papel o que pensam", declara.

Da mesma forma, se coloca o diretor da Cultura Inglesa, Ricardo Strabelli Sonvezzo. "Acreditamos muito no projeto e achamos que tem tudo a ver premiar os alunos e alguns professores com um curso, já que a proposta de O Imparcial na Escola preza pela educação. No ano que vem somos presença confirmada", garante.

 

1º lugar, categoria 1

Kaike Augusto Oliveira, 3º ano C

Professora: Ana Maria da Silva Santos

Escola Municipal José Carlos João

 

2º lugar, categoria 1

Natalia da Silva de Paula, 2º ano B

Professora: Fabrícia Bortoloti

Escola Municipal Carlos Castilho Cabral

 

3º lugar, categoria 1

Filipe Gomes da Silva, 1º ano A

Professor: Rutiney Tavares Siqueira Soares

Escola Municipal Francisca de Almeida Góes Brandão

 

1º lugar, categoria 2

Lais Helena Paulo Silveira, 5º ano A

Professora: Márcia Adriana Leite

Escola Municipal João Sebastião Lisboa

 

2º lugar, categoria 2

Pedro Luiz Rezende de Aguiar, 5º ano B

Professora: Rosana Gonçalves de Oliveira e Silva

Escola Municipal Ivo Garrido

 

3º lugar, categoria 2

Leonardo Augusto Lopes Alcântara, 4º ano B

Professora: Hevelize Veloso Martinez Yamashita

Escola Municipal Francisca de Almeida Góes Brandão

 

 
Publicidade

Veja também