Concurso de professores: prazo para envio de videoaula é prorrogado até 30 julho

Objetivo da avaliação prática é analisar dinâmica e habilidades do docente na condução da aula; na região, foram disponibilizadas pelo Estado 357 vagas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/07/2023
Horário 16:13
Foto: Arquivo
Concurso público vai contratar professores efetivos para rede estadual de ensino
Concurso público vai contratar professores efetivos para rede estadual de ensino

A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) prorrogou a data limite do envio da videoaula para o concurso público que irá contratar 15 mil professores efetivos até 30 de julho. Na região de Presidente Prudente, foram disponibilizadas 357 vagas.

A avaliação prática visa analisar a dinâmica e as habilidades do professor ao conduzir uma aula. Mais de 290 mil candidatos estão inscritos no certame em todo o Estado.

A gravação deve ser feita na horizontal e ter duração entre cinco e sete minutos. É fundamental que o candidato apareça na imagem durante todo o tempo. O docente pode utilizar uma lousa ou recursos de mídia para auxiliar na explicação. O tema da videoaula deve ser escolhido a partir das propostas apresentadas no edital para o componente curricular selecionado durante a inscrição.

A pontuação obtida na videoaula, assim como a prova objetiva marcada para o dia 6 de agosto, será utilizada para compor a nota final dos candidatos. Aqueles que não enviarem a videoaula serão pontuados com zero nesse quesito. 

Para obter mais informações e orientações detalhadas, os candidatos podem acessar o edital no site www.vunesp.com.br/SEED2301.

Do total de vagas ofertadas pelo certame na região de Prudente, 335 são para ampla concorrência e 22 para pessoas com deficiência. Elas contemplam jornadas ampliadas de 40 horas e jornadas completas de 25 horas. Os salários iniciais são de R$ 5 mil e R$ 3.125, respectivamente. Em relação às DEs (Diretorias de Ensino), são 94 oportunidades na de Adamantina, 85 na de Mirante do Paranapanema, 114 na de Presidente Prudente e 64 na de Santo Anastácio.

Como serão as provas

O certame é dividido em quatro provas: objetiva, discursiva, prática e de títulos.

A prova objetiva, em 6 de agosto, será composta de 30 questões de múltipla escolha com cinco alternativas, sendo apenas uma alternativa correta, e será elaborada de acordo com o conteúdo programático. A prova discursiva será composta de duas questões, relacionadas a temas do Currículo Paulista e metodologia e estrutura de ensino.

A prova de títulos tem caráter exclusivamente classificatório. O candidato inscrito em disciplinas diferentes precisou entregar títulos para cada disciplina em que estiver inscrito. O candidato que não entregou a documentação correspondente aos seus títulos recebe pontuação zero nesta prova, porém, não é eliminado do concurso.

Publicidade

Veja também