Concurso do INSS tem 481 candidatos por vaga na GEX de Prudente

São 3.367 inscritos para concorrer a uma das sete vagas ofertadas pelo instituto para cargo de técnico do seguro social; remuneração bruta inicial é de até R$ 5.905,79

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/11/2022
Horário 17:20
Foto: Arquivo
INSS abriu concurso para reforçar quadro de pessoal na GEX de Prudente
INSS abriu concurso para reforçar quadro de pessoal na GEX de Prudente

Na GEX (gerência executiva) de Presidente Prudente, 3.367 pessoas se inscreveram para concorrer a uma das sete vagas ofertadas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o cargo de técnico do seguro social. Com isso, a concorrência geral será de 481 candidatos por vaga. A remuneração bruta inicial é de até R$ 5.905,79.

A relação com a quantidade de inscritos foi divulgada nessa quarta-feira pela Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), organizadora da seleção.

Das sete vagas disponibilizadas na gerência executiva de Prudente, cinco são para ampla concorrência (673,4 candidatos por vaga), uma para pessoa com deficiência (34 candidatos por vaga) e uma para pessoa negra (319 candidatos por vaga).

O concurso público, que tem por objetivo reforçar o quadro de pessoal do INSS, recebeu inscrições de 3 a 21 de outubro pela internet. O candidato deve ter ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), concluídos até a data da posse.

Não haverá reserva de vagas para provimento imediato, sendo mantido cadastro de reserva.

Provas e curso de formação

O concurso será realizado em duas etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. Além de conhecimentos específicos da legislação da seguridade social, a prova, prevista para 27 de novembro, contará com as disciplinas de língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo, noções de informática e raciocínio lógico-matemático.

O curso de formação será realizado na capital paulista.

Atividades dos novos servidores

Os candidatos nomeados estarão subordinados ao regime jurídico único dos servidores civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações). As lotações serão feitas em qualquer APS (Agência da Previdência Social) pertencente à gerência executiva do INSS à qual o candidato optou por concorrer.

Entre as atividades que serão executadas pelos novos servidores, estão o atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.

Serviço

A relação com a concorrência de candidatos por vaga pode ser consultada no site da Cebraspe, no link www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22.

Publicidade

Veja também