Concurso literário premia escritores da região com livro autoral no Flitpp

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 01/09/2018
Horário 09:03

Está chegando a premiação do 12ª edição do Clipp (Concurso Literário der Presidente Prudente) Ruth Campos. A solenidade ocorre hoje às 16h durante o Flitpp (Festival Literário de Presidente Prudente) na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo no Centro Cultural Matarazzo. O concurso que reúne contos, crônicas e poesias de escritores, neste ano, limitou seu público apenas aos residentes da 10ª RA (Região Administrativa) de Presidente Prudente.

Os 53 textos selecionados serão compilados em mil livros de 100 páginas intitulado “XII Clipp – Concurso Literário de Presidente Prudente Ruth Campos”. A obra será distribuída gratuitamente pelas bibliotecas das cidades participantes e 10 exemplares para cada um dos ganhadores. Além disso, a edição ficará disponível na Biblioteca Municipal Doutor Abelardo de Cerqueira César. Entre as localidades participantes, é possível destacar Prudente, Álvares Machado, Regente Feijó, Rancharia, Presidente Venceslau e Mirante do Paranapanema.

A realização do governo de Presidente Prudente por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) recebeu aproximadamente 500 textos. Segundo o coordenador do evento, Murilo Tomiazi Misael, para selecionar os textos, houve uma banca de professores de literatura. “Eles levaram em conta originalidade, relevância social do tema, qualidade de texto e escrita”, explica.

Conforme Murilo, o concurso leva o nome de Ruth Campos, pois foi uma grande incentivadora da cultura em Presidente Prudente. “É uma homenagem que já fazemos desde a primeira edição em virtude do carinho e admiração por ela”, expõe.

 

Novidades por aí

De acordo com ele, neste ano houveram novidades no quesito temático dos textos. “O assunto é livre, mas tivemos muitas questões filosóficas, críticas sociais relacionadas ao mundo e ao comportamento humano contemporâneo, são produções bem atuais relacionadas ao cenário social”, explana.

Por este motivo, a expectativa é manter o concurso vivo por muito tempo. “Queremos levantar reflexões importantes sempre, além disso, ajudar aos escritores que, muitas vezes, não têm condições de publicarem suas obras por conta própria. Queremos manter preservado o costume de escrever, ler livros, leitura ajuda no desenvolvimento do censo crítico, ética e cidadania”, ressalta.

Essa meta se potencializa quando o assunto é crianças nas escolas. De acordo com Murilo, a ideia do livro é justamente poder espalhar pelas bibliotecas e fornecer base de conteúdo para crianças que muitas vezes não tem acesso em outros lugares.

 

Motivando

Com o passar dos anos, o coordenador frisa que tem observado uma grande evolução na qualidade produtiva dos participantes do Clipp. De acordo com ele, o grupo mais presente são os jovens. Fato que classifica como raro se levado em consideração o histórico de baixo interesse das novas gerações por literatura.

“A pessoa que tem uma leitura constante automaticamente tem facilidade na escrita, no desenvolvimento pessoal, nas relações humanas e até mesmo no mercado de trabalho. Hoje em dia qualquer vestibular ou concurso, exige uma boa redação, então digamos que ter proximidade com ações como o Clipp e facilidade com as palavras ajuda a se socializar melhor com o mundo”, expõe Murilo.

O próprio coordenador é prova viva disso. Murilo relata que tem a escrita como hobby e a leitura como principal forma de entretenimento. Os benefícios disso, conforme o mesmo, só somaram em sua vida enquanto cidadão.

“Gosto de escrever pequenas crônicas baseadas no cotidiano, desde novo, na minha época não tinha a facilidade que tem hoje com internet e redes sociais para expor nossos trabalhos, era tudo na biblioteca”, explana.

 

Continuando no Flitpp

Para dar continuidade na programação após a premiação do Clipp, o último dia de festival está repleto de atividades. Ás 17h no Teatro Paulo Roberto Lisboa haverá um bate-papo com o músico e escritor Supla. Já as 19h30, também no teatro, terá o show “Os Tambores de Minas” com o grupo Letras e Sons.

 

Box

Textos selecionados

Contos e Crônicas

“A forma do medo” - Lenin Pessoto Santana

“A voz e o viajante” - Lenin Pessoto Santana

“Ando tão esquecida” - Claudineia Marques Silva Astor

“Aula de filosofia”- PlinioCesar Giannasi

“Casamento à italiana”- Rafaella Batista da Silva

“Dificuldades” - Ramon Diniz

“Filho de peixe...”- Aparecida Gianello

“Fome”- Aparecida Gianello

“Honestamente” - Luana Alves

“Independente do tempo...” - Marina Nery

“Metáfora em ipês” - Milene Alves

“Minha amiga Rita” - Barbara Cação

“O despertador” - Cleusa da Silva Cardoso

“O gato amarelo”- Tacito Cortes de C. e Silva

“O matador” - Aparecida Gianello

“O menino triste” - Regina Prieto

“O pau” - Rubens Shirassu Jr

“O velho jequitibá” - Tacito Cortes de C. e Silva

“Poeira das estrelas” - Plinio Cesar Giannasi

“Pombos” - Robson Soares

“Praia” - Karina Silva Smerdel

“Sentimento” - Vanessa Fradulice Palazzini

“Velhos amigos” - Tacito Cortes de C. e Silva

 

Poesias

“A lucidez da alma” - Joice Forti

“A natureza” - Cleusa da Silva Cardoso

“Acabou-se” - Shirley Barbeta

“Anamar” - Tiago Nascimento

“Bela-árvore” -Neucélia Felix

“Cartas de amor” - Tiago Nascimento

“Contos” - Regina Prieto

“Da arte de envelhecer” - Aparecida Gianello

“Dose de saudade” - Mariane Rodrigues

“E... Então” - Maria Ap. Girotto Rodrigues

“E lá vem ela” - Rosemeire Batista

“Em nome do amor” - Joice Forti

“Ética” - Claudineia Marques Silva Astor

“Eu queria saber, mas não sabia o que queria perguntar” - Hariel Lucas Morello

“Eufemismo” -Luiz Henrique Duran Ruiz

“Fé” - Wilson Ferreira

“Hipnotizou” - Dani Campagnoli

“Insensatez” - Cida Ajala

“Livro velho e remendado” - Felipe Andrade Farah

“Mistério” - Maria Ap. P. de Souza

“Mitodisseias IX e XXI”- Rubens Shirassu Jr

“Nossa história de amor” - Cida Ajala

“O rei do baião” - Isaura Costa

“Poema de inverno” - Camila Assad

“Poeminha neobarroco” - Camila Assad

“Retrato” - Natalia Moraes Matias

“Rugas” - Eder Quirino

“Sangria” - Maria Ap. Girotto Rodrigues

“Soneto de separação (paráfrase)” - Luana Rezende

“Tereza” - Felipe Andrade Farah

 

Olho

“Queremos levantar reflexões importantes sempre, além disso, ajudar aos escritores que, muitas vezes, não têm condições de publicarem suas obras por conta própria”

Murilo Tomiazi Misael

coordenador do Clipp

 

Serviço

A premiação do 12º Clipp será dentro do Flitpp no dia 02 de setembro às 16h na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo no Centro Cultural Matarazzo localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Vila Marcondes em Presidente Prudente (SP).

Publicidade

Veja também