Condef realiza 2ª edição da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência

SINOMAR CALMONA

Professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen

COLUNA - Sinomar

Data 21/10/2023
Horário 04:46

A palestra da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência foi ministrada pela professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen sobre o “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, a fim discutir e propor ações sobre políticas públicas voltadas à inclusão. Também teve como debate temas como: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência, a garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas publicas e avaliação biopsicossocial unificada, financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência, cidadania e acessibilidade e os desafios para comunicação universal.

BOM DIA
O americano Robert Frost escreveu no seu poema mais conhecido que fala sobre uma estrada que se bifurca e obriga o viajante a escolher qual caminho seguir. Ele escolhe a estrada menos trilhada e, anos depois, olhando em retrospecto, diz que “isso fez toda a diferença”. O que é a estrada menos trilhada?

CONTRA DEPRESSÃO
Os altos índices da substância ergotioneína presentes nos cogumelos podem ajudar a reduzir o stress e, consequentemente, o surgimento de doenças mentais como depressão e ansiedade. Pelo menos é o que mostra a pesquisa Penn State College of Medicine, nos Estados Unidos, que diz que pessoas que comem esses alimentos têm menor probabilidade de sofrer depressão.

ZONA AZUL DIGITAL
A Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) de Presidente Prudente apresentou para a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), o novo projeto de funcionamento da Zona Azul, agora, modernizado e com novas funcionalidades para facilitar a vida do usuário. O novo projeto de modernização consiste na Zona Azul Digital. Dentre as melhorias, a principal delas é transformar o ticket físico, de papel, em um sistema informatizado, com diversas possibilidades de aquisição: aplicativo, site, SMS, WhatsApp, totens, além de manter os pontos de venda no comércio local. Outra novidade será a não autuação de imediato, em caso do uso inadequado do espaço por parte do usuário. O motorista terá um prazo para a regularização de seu veículo.

SANTOS
Uma em cada nove cidades brasileiras tem nome de santo. São 652 (11,7%) dos 5.565 municípios do país. Divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Banco de Nomes Geográficos do Brasil mostra que São José é citado 60 vezes. Em seguida, vêm São João (54), Santo Antônio (38) e São Francisco (27). Conhecido como padroeiro dos trabalhadores e das famílias, São José é um dos mais populares da Igreja Católica.

Dupla apresenta sorteios do
SP Cap há mais de 11 anos

Todos os domingos, há mais de 11 anos, os apresentadores Heloisa Agostini e Eudes Figueiredo transmitem os sorteios do SP Cap, sempre das 9h às 10h, simultaneamente por dois canais de televisão: a TV Band e a TV Record. Os resgates dos títulos do SP Cap são destinados ao Hospital de Esperança, referência em tratamento de câncer no oeste paulista.


HELOISA AGOSTINI E EUDES FIQUEIREDO

Publicidade

Veja também