Conheça a manobra de Heimlich, para desengasgo

Técnica pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que siga corretamente as orientações

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 09/06/2021
Horário 04:05
Foto: Reprodução
Manobra de Heimlich realizada em bebês
Manobra de Heimlich realizada em bebês

A “manobra de Heimlich” é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por engasgamento total, provocada por um pedaço de comida ou qualquer outro corpo estranho nas vias respiratórias, que impede a pessoa de respirar normalmente. Conforme o Corpo de Bombeiros, descrita pelo médico norte-americano Henry Heimlich, em 1974, a técnica pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que siga corretamente as orientações.
“Teoricamente, a manobra é simples de ser feita, porém, precisa ser de forma imediata, porque é determinante para a salvar a vida”, explica o 1º-tenente do 14º Grupamento de Bombeiros, em Presidente Prudente, Evandro Avanço Silva. “No caso da criança, é preciso apoiá-la no antebraço, com a cabeça um pouco mais abaixo em relação ao corpo. Essa posição já ajuda no desengasgar e evita uma broncoaspiração, caso ela venha a vomitar com as manobras”, orienta.
Na sequência: “dar cinco tapinhas com a força moderada, na região das costas, entre as escápulas; virar a criança de frente; fazer cinco compressões entre os mamilos com dois dedos, e observar se voltou a respirar ou se está chorando. Qualquer pessoa consegue fazer, mas é certo que os casos que envolvem pai e mãe o fator emocional conta, muito, então, se a pessoa não lembrar desse procedimento, ou mesmo lembrando, é importante a outra ligar para o 193, porque o atendente vai ter capacidade de passar os procedimentos corretos dessa manobra”, explica Avanço.

Manobra em adultos

Na pessoa acordada (consciente)
Para essas situações, a manobra de Heimlich tradicional é a principal forma de realizar a técnica.

O passo a passo consiste em:
1. Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços pela circunferência abdominal;
2. Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar apoiado sobre a região superior do abdômen, entre a cicatriz do umbigo e a região final da estrutura óssea do tórax;
3. Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
4. Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima;
5. Repetir a manobra até observar que o objeto foi expelido e a vítima voltou a respirar.

Na pessoa desacordada (inconsciente)
Quando a pessoa está inconsciente ou desacordada, e com as vias aéreas obstruídas por algum corpo estranho, a manobra de Heimlich não é indicada, e sim deitar a vítima ao solo, sobre uma superfície plana e rígida, chamar ajuda médica imediatamente, ligar para o 193 e receber orientações para realizar compressões sobre o tórax da vítima (compressões torácicas). Normalmente, a pressão causada pelas compressões torácicas também pode levar à saída do objeto que está causando a obstrução, ao mesmo tempo que mantém o sangue circulando pelo corpo, aumentando as chances de sobrevivência caso a vítima tenha entrado em parada cardiorrespiratória.
Fonte: Corpo de Bombeiros

Foto: Roberto Kawasaki

bombeiro salva vida de bebê em presidente prudente
Mesmo que saiba a manobra, é importante acionar o 193

SAIBA MAIS

Bombeira salva a vida de bebê engasgado

Publicidade

Veja também