Consciência coletiva

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 04/04/2021
Horário 03:38

Não é de hoje que a coluna fala da importância da consciência coletiva. Se você usa máscara, faz por si mesmo e por todos os que estão à sua volta. Cada atitude que possamos ter para prevenir e minimizar os riscos de transmissão da Covid-19, não é só por cada um, é por todos. Isso é consciência coletiva. Mas em Tarabai está faltando este olhar para reduzir os riscos de contaminação pela doença. Nesta semana, o delegado de polícia, Rafael Galvão, alertou a população. Na cidade, foram constatados diversos pacientes diagnosticados ou com suspeita da doença circulando normalmente pela cidade. São pessoas que precisam ficar em isolamento domiciliar e que descumpriram as determinações sanitárias.

Penalidades

Os pacientes flagrados nestas situações pela Vigilância Sanitária e Polícia Militar responderão pelo ato. Segundo o delegado, estão sendo instaurados procedimentos pela ocorrência do crime do artigo 268 do Código Penal. E é bom ficar esperto, pois pode levar à prisão por até um ano, além de multa administrativa. O delegado alerta: “Seguimos de olho. A fiscalização continua, especialmente nos feriados e finais de semana”.

Fica em casa

A Prefeitura de Sandovalina, por meio das páginas oficiais nas redes sociais, orienta a população para evitar encontros familiares neste domingo de Páscoa. Pode parecer difícil, mas é uma medida preventiva. O alerta enfatiza a superlotação dos hospitais e a falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Fica a dica

A Prefeitura de Pirapozinho precisa articular melhor a comunicação com pacientes para a vacinação contra a Covid-19. A antecipação da aplicação das doses para idosos com idade de 68 anos foi comunicada poucas horas antes do início da aplicação. Pacientes reclamaram que não receberam ligações das unidades de saúde para informar sobre a vacinação. Na ESF (Estratégia Saúde da Família) da Vila Marques, ouvimos relatos de idosos que souberam pouco tempo antes das 16h, hora agendada para iniciar a imunização.

Um dia de antecedência

A vizinha Tarabai informou a vacinação para o público de 68 anos com um dia de antecedência. Pode parecer pouco tempo, mas algumas horas de antecipação da comunicação contribui para que familiares organizem o acompanhamento de idosos da faixa etária na vacinação.

Mais uma morte em Narandiba

A cidade registrou mais um óbito causado pela Covid-19, totalizando agora 10 mortes. A vítima é uma mulher de 50 anos sem comorbidades e que estava internada no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Prudente. Narandiba tem hoje 508 casos confirmados, e 494 pacientes já estão curados. 

Kit de alimentação

Nesta semana, as cidades de Sandovalina e Narandiba entregaram os kits de alimentação para alunos da rede municipal de ensino. Segundo os gestores municipais, o objetivo é garantir a complementação alimentar das crianças matriculadas em escolas municipais. O prefeito de Narandiba, Itamar dos Santos Silva (PSDB), disse que “as ações serão mantidas e estendidas enquanto houver a pandemia”. O chefe do Executivo disse ainda que os itens que compõem os kits foram avaliados e recomendados pela equipe de nutrição do Setor de Alimentação Escolar, juntamente com a Secretaria de Educação e ao CAE (Conselho de Alimentação Escolar) do município. Segundo a Coordenadoria de Educação, os alunos da zona rural receberam os kits em suas residências.

Adeus ao menino Luiz Miguel

Encerramos a coluna deste domingo com nossas condolências para a família do menino Luiz Miguel que, nesta semana, foi vítima de um atropelamento e perdeu sua vida. O caso foi registrado na Rua Euclides da Cunha, em Pirapozinho. A criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu. O acidente foi por volta das 19h do dia 30. Que Deus possa amparar aos pais, familiares. Este é um rompimento do ciclo natural da vida, tão incompreensível, inesperado. Uma dor avassaladora.

Fé para os dias difíceis!

Publicidade

Veja também