Conscientização urgente

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 23/02/2023
Horário 03:35

Diariamente as cenas se repetem. Motoristas consomem bebidas alcoólicas e assumem a direção dos veículos, colocando a própria vida e a de terceiros em risco. Em época de carnaval, então, a situação fica ainda pior, visto que, naturalmente a maioria das pessoas está em clima festivo, ensejando mais circunstâncias propícias a tragédias. 
Como noticiado por este diário, as autuações por embriaguez ao volante cresceram 38,37% durante a Operação Carnaval 2023 em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 86 para 119. O balanço das fiscalizações ao longo do feriado foi divulgado, nesta quarta-feira, pela 2ª Companhia de Polícia Rodoviária. A operação teve início no dia 17 de fevereiro e foi finalizada ao meio-dia desta quarta nas regiões de Presidente Prudente, Dracena e Presidente Venceslau, em mais de 1.530 km de rodovias e acessos, em um total de 56 municípios do oeste paulista.
É inadmissível que as pessoas continuem a agir de maneira tão inconsequente, como a se a própria vida e a vida do próximo não tivessem valor. Todos sabemos que o consumo de bebida alcoólica afeta o sistema nervoso central, podendo causar perda de reflexo, problemas de atenção, perda de memória, sonolência, entre outros efeitos prejudiciais. Então, por que tanta gente insiste em pegar o volante sob os efeitos do álcool? O que é preciso acontecer para essas pessoas pararem de vez com tal conduta? É necessário que todos se conscientizem com urgência, antes que sejam causadores de tragédias que poderiam ter sido facilmente evitadas.

Publicidade

Veja também