Conselhos para o Casamento

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 20/08/2023
Horário 05:10

Organizada pela Pastoral Familiar do Brasil, aconteceu de 13 a 18 de agosto a Semana Nacional da Família em todo território nacional. Com o tema “Família, fonte de vocações” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33), o evento está em sintonia com o 3º Ano Vocacional Nacional. O Papa Francisco apontou que “casar e partilhar a vida é algo maravilhoso”. Por isso, recolhemos conselhos do pontífice para a vida matrimonial. “É uma viagem trabalhosa, por vezes difícil, chegando mesmo a ser conflituosa, mas vale a pena animar-se. E nesta viagem de toda a vida, a esposa e o esposo não estão sozinhos; Jesus os acompanha” (Intenção de Oração, junho/2021).

Deus no centro da relação e dos caminhos trilhados: “Mesmo que o matrimônio possa preencher os cônjuges cristãos de alegria e de plenitude humana e espiritual, eles não devem jamais esquecer que são chamados, como pessoas e como casais, a caminhar sempre na fé, a caminhar na Igreja e com a Igreja, a caminhar na vida da santidade” (2019).

O amor como unidade, o casal deve crescer junto e se ajudar no processo:  “Quando você vê um matrimônio, um casal de um homem e uma mulher que vão em frente na vida de amor, ali há a imagem e a semelhança de Deus (…). Não diz que o homem é imagem e semelhança de Deus. Não, os dois, juntos, são imagem e semelhança de Deus. E depois continua no Novo Testamento: ‘Por isto o homem deixará seu pai e sua mãe, para formar uma só carne com sua mulher’. Este é o amor. E qual é a missão do homem no amor? ‘Tornar mais mulher a esposa, ou a namorada’. E qual é a missão da mulher no amor? ‘Tornar mais homem o marido ou o namorado’. É um trabalho a dois, que crescem juntos; mas o homem não pode crescer sozinho no matrimônio, se não o faz crescer sua esposa e a mulher não pode crescer no matrimônio e não a faz crescer seu marido. E esta é a unidade, e isto quer dizer ‘uma só carne’, tornam-se ‘um’, porque um faz o outro crescer. Este é o ideal do amor e do matrimônio” (Aos jovens – 2018).

Nunca durma brigado com o seu companheiro ou companheira: “É normal que os esposos discutam, há sempre algo sobre o que discutir. Talvez tenhais discutido entre vós, talvez tenha voado um prato, mas por favor, recordai-vos disto: nunca termineis o dia sem fazer as pazes! Nunca, nunca, nunca! Este é um segredo, um segredo para conservar o amor e fazer as pazes. Não é necessário fazer um bonito discurso. Por vezes é suficiente um simples gesto... e a paz volta a instaurar-se.” (Aos noivos – 2014).

Reze pela sua família. Batalhe pela sua família. Viva a sua família. Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!

 

Publicidade

Veja também