Construção do Hospital do Rim de Prudente é suspensa por prazo indeterminado

Conforme levantamento do DRS-11, Prudente não comporta o recebimento de um empreendimento deste porte, levando-se em conta a demanda pelos serviços renais no município

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/10/2022
Horário 04:10
Foto: Arquivo
Projeto em 3D lado externo do Hospital do Rim de Prudente 
Projeto em 3D lado externo do Hospital do Rim de Prudente 

A construção do Hospital do Rim de Presidente Prudente foi suspensa, devido ao posicionamento do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) de que a cidade não comporta o recebimento de um empreendimento deste porte, levando-se em conta a demanda pelos serviços renais no município.
Conforme a presidente da Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado), Sumaia Zakir, tal constatação do DRS-11 é embasada em levantamento de dados realizado pelo próprio órgão estadual, de que não seria possível a inclusão do Hospital do Rim para recebimento de verbas públicas, necessárias para o seu efetivo funcionamento. Também, ainda que houvesse demanda viável na cidade para implementação de unidade de saúde de tal porte, seria necessário que o hospital, após devidamente construído e equipado, funcionasse de forma ininterrupta, por ao menos um ano, para que pudesse se submeter à solicitação para recebimento de verbas públicas.
“Necessitando assim que a Carim disponibilizasse de altas somas para construir, equipar e, ainda, manter o funcionamento do hospital, por ao menos um ano, arcando, sozinha, sem o auxílio de verbas públicas, com o pagamento de funcionários, despesas de funcionamento, exames, etc., o que se mostra inviável à realidade financeira da entidade”, enfatiza Sumaia. De acordo com ela, o assunto foi discutido em audiência pública realizada em julho deste ano.

O sonho continua

Sumaia ressalta que a Carim já tem o projeto do hospital pronto e, assim que a entidade conseguir verba, as obras serão iniciadas por etapas. Primeiro, será construída a sede para o centro de hemodiálise e, depois, caso seja possível provar que existe demanda para a construção de um Hospital do Rim especializado em Prudente, será dada sequência ao projeto.
“Não temos como manter um hospital somente com a promoção de eventos [bingos, pizzas, etc.]. Se hoje temos gastos mensais só com o ambulatório que tocamos e outros projetos em torno de R$ 60 mil a R$ 65 mil, imagina a quantidade de recursos necessária para a manutenção de um hospital. Por isso, continuamos contando com o apoio da população, que abraça nossos eventos”, acrescenta a fundadora da associação.

Por prazo indeterminado

Sobre a construção do Hospital do Rim, Sumaia ressalta que a suspensão é por prazo indeterminado. Todavia, há projeto para construção de um ambulatório e a hemodiálise, no local, que servirá também como sede para a instituição.
Por meio de nota, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a região de Presidente Prudente conta com quatro serviços de referência em hemodiálise atendendo os parâmetros e portaria do Ministério da Saúde. “Estes equipamentos atendem à demanda da região dentro dos parâmetros assistenciais necessários para a qualidade e para a população. Vale lembrar que, em julho deste ano, o atendimento foi ampliado com o início dos serviços da Santa Casa de Presidente Epitácio”, diz a nota da SES.

Uso indevido do nome

A Carim emitiu uma nota de esclarecimento em que aponta que terceiros têm usado o nome da entidade em busca de arrecadações, sem que qualquer quantia seja repassada à instituição. Esses pedidos estariam sendo feitos, inclusive, em nome do Hospital do Rim, projeto da Carim, cuja construção, como relatado, se encontra suspensa.
Sumaia orienta que, caso as pessoas tenham dúvidas quanto à legitimidade das campanhas que virem, que entrem em contato diretamente com a Carim. “Também podem acessar as mídias sociais da Carim, em busca de informações sobre nossas campanhas, especialmente antes de fazer qualquer doação em favor da entidade. Já promovemos algumas notificações extrajudiciais e a instituição irá tomar as medidas judiciais cabíveis a cada caso que já tomou conhecimento quanto ao uso indevido de sua imagem e/ou nome”, expõe a presidente.

SERVIÇO
O contato com a Carim pode ser feito por meio telefônico (18) - 39173684 / 18 – 996603028, ou por e-mail (carimprudente@yahoo.com.br). 

Publicidade

Veja também