Consumidores devem planejar orçamento durante pandemia

Diante da preocupação de muitos com a vida financeira, especialista explica qual a maneira correta de poupar dinheiro no cenário atual

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 18/08/2020
Horário 15:41
Pexels - Consumo desenfreado não é recomendado para quem quer fechar o mês no azul
Pexels - Consumo desenfreado não é recomendado para quem quer fechar o mês no azul

Desde que o isolamento social começou, várias incertezas pairam sobre diversos aspectos do cotidiano. Uma delas é a vida financeira. Cada pessoa tem administrado seus ganhos como julga necessário. Mas, afinal, qual a maneira correta de poupar dinheiro diante do cenário atual? A docente Marianna Bravo, da área de gestão e negócios do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Presidente Prudente dá algumas dicas para esse momento. Confira:

 

Como planejar meu orçamento para este período?

Liste tudo aquilo que é essencial para você e sua família. Classifique essas essencialidades em uma ordem de importância. Verifique onde você mais gasta o seu dinheiro e, se possível, reduza seus gastos, renegocie suas dívidas e corte os gastos desnecessários. Tenha um controle de todas as suas entradas e saídas de recursos.

 

Compras por impulso podem atrapalhar no orçamento neste momento? O recomendado é comprar somente o essencial?

O consumo desenfreado e inconsciente não é o melhor amigo para aqueles que buscam fechar o mês no azul. Dessa forma, sempre devemos nos atentar para os nossos gastos, analisá-los de uma perspectiva de prioridades e essencialidades. Em tempos incertos, o recomendado é que tenhamos cautela em nossos gastos.

 

Quanto do meu salário devo poupar/investir?

Recomenda-se que entre 10 e 30% do seu rendimento deve ser poupado/investido. Entretanto, caso ainda não tenha iniciado essa prática ou não seja possível poupar/investir esses valores, neste momento, é importante que a pessoa comece a destinar aquilo que for possível para fins de investimento.

 

Como devo investir meu dinheiro? Guardar na poupança é o correto?

Guardar na poupança é uma das formas de investimento, entretanto, com menor retorno, onde o rendimento acaba sendo baixo e de pouca atratividade para o investidor.  Existem outras formas de investimentos que podem ser mais vantajosas e dar um retorno melhor. Nesse momento, é necessário estudar os produtos disponíveis no mercado que lhe trarão melhores resultados. Aplicações de renda fixa, renda variável, CDB (certificado de depósito bancário), Tesouro Direto, fundos imobiliários, ações e até mesmo investimento em novos empreendimentos são alguns exemplos de produtos. É importante que, ao analisar os resultados, o investidor balanceie com os possíveis riscos desse investimento.

Publicidade

Veja também