Consumidores têm problemas com ressarcimento

Transcorridos 15 dias desde a apresentação de documentação, há quem ainda não recebeu de volta o dinheiro pago no ingresso

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 21/09/2017
Horário 14:48

Consumidores que compareceram ao show do DJ Alok, no dia 13 de agosto, relatam dificuldades para conseguir o ressarcimento do dinheiro gasto no ingresso. De acordo com um TAC (termo de ajustamento de conduta) firmado entre a 2ª Promotoria de Justiça de Presidente Prudente e os organizadores do evento, as pessoas que se interessassem em prestigiar a nova apresentação do artista, reagendada para 30 de setembro, poderiam trocar sua pulseira, tíquete, comprovante de cartão de crédito ou débito e até mesmo uma foto no evento (selfie) por um novo ingresso, ao passo que os desistentes teriam a opção de receber de volta o valor pago, desde que comprovada a aquisição do convite pelos mesmos meios mencionados.

No caso do reembolso, os consumidores deveriam procurar o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e apresentar nome completo, CPF, endereço, telefone de contato e dados bancários em dias pré-determinados, sendo que a compensação ocorreria em até 15 dias corridos – entretanto, o prazo já foi findado e há pessoas que ainda aguardam a sua vez, como é o caso de Valter Vieira da Silva Junior, 42 anos, para quem o estorno no cartão de crédito não foi realizado. Ele conta que já procurou a organização para cobrar o valor de volta, inclusive pelas redes sociais, contudo, não recebeu resposta. “No Facebook, eu já pude constatar que se aparece alguém questionando sobre o novo show, eles respondem de imediato, mas se há alguma crítica, excluem o comentário”, expõe.

Valter ainda reclama que alguns dos seus amigos que já foram ressarcidos tiveram acesso somente ao valor do primeiro lote, mesmo que tenham adquirido lotes mais caros. O TAC acordado salienta que, nesse sentido, a devolução seria feita mediante a comprovação efetiva do que foi desembolsado no primeiro show, sendo assim, na ausência de alguma prova, o valor ressarcido seria correspondente àquele pago no primeiro lote de cada uma das categorias, isto é, R$ 30 para pista, R$ 45 para VIP, R$ 90 para camarote e R$ 190 backstage.

 

Previsão de quitação

A Promotoria informa que, para quem perdeu os prazos estipulados para as trocas, não há outra providência senão a busca das vias judiciais ou conciliatórias, ao passo que a devolução do dinheiro para os consumidores que se apresentaram no Procon tem data final prevista para hoje (backstage e camarotes), 25 (setor VIP) e 27 (pista). Aqueles que não forem ressarcidos até o dia 27 podem, a partir do próximo dia útil, comparecer ao MPE (Ministério Público do Estado) para formalizar a sua reclamação. “Além disso, qualquer dúvida pode ser dirigida diretamente para a produtora do evento, por meio do e-mail alokprudente@gmail.com”, comunica.

 

Sem assistência”

A apresentação do DJ Alok foi cancelada após o backstage, que fica no fundo do tablado, desabar e deixar 20 pessoas feridas. Uma delas, que não quis se identificar em virtude de um processo que move contra a organização, afirma que, até o momento, não recebeu qualquer suporte financeiro para o seu tratamento. Ela teve uma fratura no pé e, por conta disso, já despendeu R$ 3 mil com médicos, exames e fisioterapia. Além disso, também não recebeu o valor equiparado àquele que pagou ao comprar o ingresso junto a um dos promotores do evento. Mesmo munida com o recibo da aquisição de R$ 220, ela conseguiu apenas R$ 190.

A fim de esclarecer o problema, a reportagem fez contato eletrônico com a organização do evento, a qual informou que repassaria a demanda para os responsáveis, no entanto, não houve resposta até o fechamento desta matéria.

 

Procon

A coordenadora do órgão municipal, Mariane Bezerra Furuzawa, aponta que, com relação ao TAC, o Procon emprestou o espaço físico para a troca de ingressos e o ressarcimento dos valores, portanto, não está diretamente ligado ao caso. “O que conseguimos fazer é receber a reclamação dessas pessoas se realmente houve o descumprimento do acordo. Há alguns consumidores que já fizeram contato telefônico ou vieram pessoalmente e estamos abrindo reclamações para quem assim desejar”, pontua.

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