Conta de energia fica mais cara com a volta da bandeira vermelha

Concessionárias que atendem a região de Prudente comentaram sobre os novos valores tarifários e deram dicas de economia

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 04/12/2020
Horário 07:28
Foto: Agência Brasil
Conta de energia ficará mais cara com a bandeira vermelha 
Conta de energia ficará mais cara com a bandeira vermelha 

A conta de energia vai ficar mais cara e pesar no bolso dos consumidores de todo o país, e claro, também do oeste paulista. Isso porque, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) voltou atrás da decisão de manter a bandeira verde, que não tem acréscimos, até o dia 31 de dezembro deste ano, por causa da pandemia, e aplicou a bandeira tarifária de cor vermelha patamar dois para este mês de dezembro, a mais cara. Com isso, o custo para cada 100 quilowatts-hora consumidos passa a ser de R$ 6,243. 
Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica, a decisão se deu em virtude, principalmente, da queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e da retomada do consumo de energia. Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no país. 
“Quando a produção nas usinas hidrelétricas, que é a energia mais barata, está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha um ou vermelha dois”. Por isso, a agência orienta que o consumidor busque evitar o desperdício de água e energia.

Valores válidos para a região

Em nota, a Energisa Sul-Sudeste informou que o impacto nas contas com o acréscimo da bandeira vermelha não será sentido na sua totalidade neste mês de dezembro pelos consumidores, tendo em vista que as contas que são faturadas neste mês têm período de consumo realizado em novembro, até então na bandeira verde. “O valor da bandeira aplicado na conta será proporcional à quantidade de dias de faturamento no mês de dezembro”.
Já a Elektro, que também atende municípios do oeste paulista, ressaltou que é possível minimizar os impactos da cobrança extra da bandeira vermelha. Por isso, a empresa reforçou uma série de dicas de economia que podem ajudar os consumidores a mudar alguns hábitos e atitudes do dia a dia, evitando o desperdício de energia elétrica e, sobretudo, reduzindo o valor da conta (veja o box). 

Saiba mais

Por falar em energia, a Energisa Sul-Sudeste informa que está intensificando neste mês a importância das pessoas quitarem seus débitos, afinal, a partir de janeiro os clientes que se enquadram no programa de baixa renda podem ter a energia elétrica cortada. Por isso, a orientação do pagamento, que pode ser feito parcelado no cartão de crédito e até o uso do auxílio emergencial para o pagamento. A medida que proíbe o corte vale até 31 de dezembro de 2020.

Dicas para evitar o desperdício de energia e reduzir o valor da conta

- Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo Procel de Eficiência Energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. 

- Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora
Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. 

- Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, conectado consome energia elétrica.

- Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

- Evite usar a função standby dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em "standby", o famoso "modo espera", que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.

- Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais, porque elas duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Dê preferência sempre às lâmpadas de LED. Retire as lâmpadas fluorescentes compactas queimadas do bocal. 

- Mantenha temperatura agradável do ar-condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar-condicionado no calor. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23ºC e 25ºC.

Publicidade

Veja também