Continua em Santo Expedito a campanha "Metro Quadrado"

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 25/01/2022
Horário 03:55
Foto: Ilustração
Capa do carnê
Capa do carnê

Padre Umberto, reitor do Santuário de Santo Expedito, está esperançoso com o maior envolvimento da campanha do metro quadrado. Os interessados podem participar adquirindo simbolicamente quantos metros quadrados desejarem, colaborando mensalmente com um valor de R$ 40, que será revertido para as obras do santuário.

MUITO A FAZER
Segundo padre Umberto, as obras estavam caminhando normalmente, mas com a chegada da pandemia, a situação foi agravada, quando a receita teve uma queda vertiginosa. Muitos fiéis e devotos continuam dando suas contribuições, mas ainda falta muito para se atingir os estágios anteriores.

PIX
Muitos fiéis estão participando da campanha, porém, sem o uso do carnê para pagamento mensal. Entram em contato com a secretaria e acertam o pagamento por PIX, o que consideram mais seguro e mais rápido. Quem optar por esta forma de pagamento por transferência bancária basta usar 44.859.254/0052-85.

TELEFONE
Muitos devotos ou pessoas que quiseram entrar em contato com a Secretaria Paroquial reclamaram com o pessoal responsável e, até mesmo para esta coluna, de que tentavam se comunicar pelo número divulgado, ou seja (18) 3267-1177, mas a identificação de chamada acusava como sendo Assembleia de Deus. Providências já foram tomadas, inclusive com técnicos da Vivo, e o assunto foi solucionado.

JUSTIFICATIVA
Segundo o pessoal que acompanhou uma das operações desse técnico, ele deduziu que talvez seja pelo fato de se entender que Assembleia de Deus deva representar casa de Deus. Nesta semana, dois romeiros questionaram pessoalmente esse problema e disseram que não estariam colaborando por informações telefônicas, achando que o que viram na identificação de chamada pudesse ser trote.

AVISO
Os funcionários da Secretaria Paroquial avisam esses devotos de que embora aparecesse na identificação de chamada Assembleia de Deus, na verdade, trata-se da equipe do Santuário de Santo Expedito. Na realidade, a igreja Assembleia de Deus de Santo Expedito está em reconstrução, após ser atingida por um forte vendaval que danificou todo o prédio, e seus integrantes estão realmente fazendo campanha para as obras. Possui fonte de arrecadação própria e esse problema da mudança na identificação de chamada, alterando-se o destinatário, aparentemente já foi solucionado.

MISSA E ALMOÇO
Continuam as missas dos romeiros todos os domingos às 10h. Logo após é realizado o almoço dos romeiros no salão paroquial, mas a tradicional roda de viola está suspensa por decisão das autoridades. Este momento artístico, no caso do último domingo, os presentes contaram com o trabalho do padre Umberto, que alegrou o espaço, mesmo com os sinais da Onda Viva.

ALTAR DOMÉSTICO
Maria R. dos Santos, de Presidente Prudente, pede sugestão para a coluna de como montar um altar doméstico para Santo Expedito. Comece escolhendo um lugar tranquilo da sua casa, sem tantos ruídos, para que você possa se concentrar em suas preces e meditações sem ser incomodada. Para montar seu oratório, você precisará de um móvel de superfície plana; pode ser uma mesa, estante, cômoda ou mesa de cabeceira, desde que tenha um espacinho reservado especialmente para seus objetos místicos e sagrados. Depois de escolher um móvel apropriado, coloque sobre ele uma toalha branca ou lenço branco - não precisa ser novo.    O altar deve espelhar suas crenças, então, decore-o com imagens e objetos nos quais acredita e que fazem você se sentir bem. 

O QUE COLOCAR
Entre eles podem estar figuras de Santo Expedito, terços, crucifixos, entre outros itens nos quais você tenha fé. Se preferir, o objeto central do seu altar em casa pode ser a Bíblia. Se quiser, vale deixá-la aberta na oração que mais gosta ou em um Salmo que esteja de acordo com suas intenções do momento. Os cristais, incensos, velas e plantas podem ser utilizados por qualquer crença ou religião, uma vez que eles ajudam a filtrar e limpar energias, purificar o ambiente e deixá-lo mais harmonioso. O altar precisa estar sempre limpo - pois a poeira e sujeira bloqueiam a circulação das energias. Também troque as flores periodicamente e cuide bem das plantas para que não murchem ou morram. Mas seu coração deve estar sempre puro nos momentos de oração.

FÉ EM TROVA
Meu Santo Expedito, eu quero,
De todo o meu coração,
Um altar em minha casa,
Mesmo pra simples oração
(José Costa)

Publicidade

Veja também