Convergência

OPINIÃO - Renato Mungo

Data 02/03/2021
Horário 06:24

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que a taxa de desemprego ficou em 13,9% no trimestre, encerrado em dezembro passado. É a maior marca para o período desde o início da série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), iniciada em 2012. 
A mesma missiva traz que a população desocupada somou 13,9 milhões de pessoas, número expressivo, mas atualmente estável em tempos de pandemia. 
De outro giro, nossa região igual e fortemente abalada tem mostrado boas ideias e resistência à inercia, o que atualmente é denominada resiliência!  Boas iniciativas têm sido observadas no campo de novos projetos e ideias desenvolvimentistas.  
Recentemente, abordamos o projeto Pontal 2030 que, se efetivado, atenderia grandes gargalos da região, vencendo lutas iniciadas há décadas e encampadas pela UEPP, como regularização fundiária e o retorno do transporte sobre trilhos dentre tantos outros.   
Igualmente, a Fundação Inova Prudente, recentemente visitada por nossa entidade, tem se mostrado muito sensível à necessidade de otimizar seus espaços e acelerar a conquista dos objetivos a qual foi criada.   De menos repercussão, mas igualmente importante, o Instituto do Oeste Paulista de Turismo e Eventos vem trabalhando arduamente para cacifar os produtores rurais do Pontal, como início a um amplo projeto voltado ao turismo.  
O próprio Sebrae-SP tem agido rápido oferecendo e diversificando cursos de capacitação ao governo municipal e, principalmente, com forte apoio da Acipp - Associação Comercial de Pres. Prudente - ao microempreendedor, inclusive, com acompanhamento full time ao empresário, sem dúvida, um diferencial em tempos sombrios como o qual atravessamos.   Esses são alguns exemplos dentre outros acontecendo exatamente agora. 
“A diferença entre o que fazemos e o que somos capazes de fazer resolveria a maior parte dos problemas do mundo”, frase do grande líder indiano Mahatma Gandhi serve perfeitamente a momentos onde tempos difíceis necessitam de novas ideias e boas práticas a fim de que possamos criar um ambiente favorável à região. Entretanto, além de planejamento, é mister que tenha ação. 
A UEPP apoia amplamente os projetos de desenvolvimento regional e os acompanha com participação e cobrança de efetividade, sempre buscando e zelando para o bom trato com a coisa pública, e com a certeza, podemos produzir bons resultados através da convergência!


 

Publicidade

Veja também