Conversando com Deus

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 29/09/2020
Horário 04:51

Um venezuelano aproximou-se de Deus e perguntou: por que o Senhor tem sido tão injusto com a humanidade? Nosso subsolo contém uma das maiores reservas do mundo em petróleo, mas padecemos de fome. Milhões de venezuelanos fogem da terra onde nasceram. E agora, Deus, esse bichinho Covid-19, no mundo todo. 
Deus respondeu: Ofereci a vocês um mundo poético. Mas veja: Os Estados Unidos, a maior potência mundial, são atormentados por ciclones, fogo e tempestades. Lá se matam negros, deixam criancinhas morrerem e pais esfomeados em suas fronteiras. No subsolo da Arábia Saudita e do Kuwait, enchi de petróleo, Sabe por quê? Para compensar a tristeza de se viver sob costumes desumanos. A Covid-19, esse bichinho como você diz, é também a resposta para os malefícios que as nações provocam contra a natureza, contra a justiça, contra o bem; e a ambição de governantes e políticos que não têm medida, mas que vocês escolhem e os mantém no poder.  
O venezuelano, embora indignado, deu-se por vencido quando Deus arrematou: veja o Brasil, com seu imenso território, sol o ano inteiro, costa banhada pelo Atlântico, terras férteis, sem terremotos, é o “país-saúde” pelas florestas maiores do planeta. A pergunta veio na bucha: e por que tanta condescendência com o Brasil? Deus foi taxativo: conhece os políticos que estão lá? Recentemente engavetaram a proposta de diminuir o número de parlamentares que são os mais caros do mundo. O fogo destrói o verde coração do Brasil, veias e artérias do planeta.  E daí? Questionou o venezuelano. Respondeu Deus: No Brasil os políticos imperam o jogo de cena e o povo se cala, e quem cala consente. Mas ninguém está livre do bichinho, não. Nem das celas, nem das angústias, nem das dores. O venezuelano retirou-se pensativo.  
O fato é, leitor, que plantar é livre, mas a colheita obrigatória. No Brasil, há ganância demais, ataque à natureza demais, ausência do Estado no cumprimento das leis demais e aumento da desigualdade social demais. O produto é sempre igual à soma dos fatores, “o bichinho” e tudo mais chegou. 
A grandeza de uma nação são principalmente os valores de sentimento de pátria, o sentimento de fé e crença, o sentido de família, o culto às tradições, o respeito aos velhos, o amor às crianças, o cumprimento às leis, a visão de liberdade. O venezuelano retirou-se pensativo...
 

Publicidade

Veja também