COP 30 - O legado da Conferência do Clima do Brasil

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, realizada em Belém do Pará, terminou no dia 22/11, após negociações que atravessaram a madrugada. Um dos principais textos finais, chamado de "Mutirão Global: Unindo a Humanidade em uma Mobilização Global contra a Mudança Climática", frustrou ambientalistas, cientistas e propostas feitas pelo presidente Lula ao não incluir menções a "mapas do caminho" para reduzir a dependência mundial em relação a combustíveis fósseis e acabar com o desmatamento. 
"Qualquer texto sem uma menção clara para reduzir o consumo de combustíveis fósseis é frustrante e não vai na direção do que a ciência defende", disse à BBC News Brasil, o climatologista, Carlos Nobre. Apesar disso, a ausência dos EUA, segundo maior emissor individual de emissões de gases estufa e a possibilidade de que a COP30 terminasse sem que os países chegassem a um acordo entre os 194 participantes fizeram com que o resultado das negociações fosse aplaudido na plenária final do evento. 
Havia o temor de que ausência dos norte-americanos pudesse levar a um travamento de todas as discussões relevantes da conferência. "Sabíamos que esta COP ocorreria em águas políticas tempestuosas. A negação, a divisão e a geopolítica desferiram duros golpes na cooperação internacional este ano. Mas, a COP30 mostrou que a cooperação climática está viva e forte, mantendo a humanidade na luta por um planeta habitável, com a firme determinação de manter o 1,5ºC ao seu alcance", disse o secretário da Convenção, Simon Stiel, em seu discurso durante o último dia do evento. 
"Belém entregou o que era possível em um mundo radicalmente transformado para a pior. Evitou a implosão do Acordo de Paris, hoje a única coisa a nos separar de um mundo 3ºC mais quente", disse em comunicado o coordenador de política internacional do Observatório do Clima, Cláudio Angelo. Apesar da ausência de menções a combustíveis fósseis nos documentos principais acordados, ambientalistas apontaram que houve avanços, ainda que moderados, entre alguns dos temas debatidos ao longo das duas semanas da conferência. 

Fonte:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5yqj75jleyo
 

Publicidade

Veja também