COP25 - Aumento do nível de ambição

A 25ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, que ocorreu entre os dias 2 e 13 de dezembro de 2019, em Madri, foi realizada com o objetivo de discutirem as mudanças climáticas no planeta, abalizarem soluções e proporem ações mais ambiciosas para o Acordo de Paris, cujas metas aprovadas, em dezembro de 2015, já se mostraram insuficientes para limitar o aumento da temperatura global em 1,5°C acima do período pré-industrial.

Os três assuntos mais relevantes abordados no referido encontro foram a implementação do Artigo 6 do Acordo de Paris, que trata do mercado de carbono, ao financiamento para os países pobres e em desenvolvimento, e o aumento do nível de ambição para se evitar uma catástrofe climática. Em relação à temática relacionada ao aumento do nível de ambição, esta encerrou com progressos, mas sem acordo para aumentar a ambição climática.

Negociadores trabalharam extenuantemente, mas uma versão preliminar do texto final divulgada desapontou todas as partes

Ao término do referido evento, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterrez, escreveu em seu Twitter que estava “desapontado” com os resultados da COP25. Para ele, “a comunidade internacional perdeu uma oportunidade importante para mostrar maior ambição em mitigação, adaptação e financiamento para enfrentar a crise climática”. Todavia, também escreveu que está “mais determinado do que nunca a trabalhar para que 2020 seja o ano em que todos os países se comprometam” a fazer o que a ciência diz ser necessário “para atingir a neutralidade do carbono em 2050 e um aumento de temperatura não superior a 1,5°C”.

Até o final da conferência, os negociadores chegaram a um acordo sobre algumas questões importantes, entre elas temas como capacitação e um programa de gênero e tecnologia. No entanto, a ONU aponta que um acordo geral foi procrastinado devido a divergências sobre questões maiores e mais controversas que lidam com perdas e danos causados pelas mudanças climáticas provocadas pelo homem, assim como o financiamento para a adaptação. A pedido do presidente de COP25, negociadores trabalharam extenuantemente, mas de acordo com relatos, uma versão preliminar do texto final divulgada desapontou todas as partes nas negociações.

 

 

 

Publicidade
eixosp

Veja também