Coral Apampesp comemora 10 anos com concerto

Formado por 23 mulheres, grupo promete fortes emoções durante apresentação nesta noite, na sala de cinema do Matarazzo

VARIEDADES - Arize Juliani

Data 12/03/2015
Horário 08:30
 

Para comemorar os dez anos do Coral Feminino Apampesp (Associação dos Professores Aposentados do Estado de São Paulo), formado com o objetivo de unir os associados e realizar um trabalho conjunto que integrasse as atividades realizadas pela instituição, o grupo se apresenta hoje, a partir das 20h, com entrada franca, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, no Centro Cultural Matarazzo, em concerto especial.

Formado atualmente por 23 mulheres, o coral soma no currículo apresentações em diversas cidades e Estados do Brasil, a exemplo do Encontro de Corais em São Lourenço e Poços de Caldas (MG), como também o encontro com o Coro Feminino da UEL (Universidade Estadual de Londrina), localizada no Paraná.

Criado no dia 6 de março de 2005, compõem o repertório do grupo músicas folclóricas, populares, sacras e eruditas. Com o apoio cultural da Home Móveis de Presidente Prudente e mantida pela Apampesp, a última apresentação das professoras aposentadas ocorreu no Colégio Cristo Rei, na missa do último domingo, quando mostraram todo o repertório de músicas sacras. Já para a apresentação de hoje, a regente Ana Rita Chizzolini revela que as coralistas apresentarão músicas que compõe os repertórios eruditos, populares e folclóricos.

Como todo o corpo do coral é formado por mulheres, bem como no domingo comemorou-se o Dia Internacional da Mulher, as coralistas aproveitaram o gancho para homenagear celebridades femininas da cidade que integram segmentos como a comunicação, educação, política e saúde. Entre as homenageadas, estará a responsável pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Odina Barbosa Gerbasi. Além disso, o público que prestigiar a comemoração dos dez anos de existência do coral feminino contará ainda com uma atração especial que deverá emocionar os presentes.

"Em razão do Dia Internacional da Mulher, resolvemos homenagear mulheres que trabalham em diferentes áreas em Presidente Prudente. Durante o concerto, haverá uma atração especial totalmente dedicada para as homenageadas e o público presente. Será emocionante", comenta Chizzolini.

As integrantes do coral contam com todo preparo e treinamento baseado nos trabalhos de técnica e aquecimento vocal, para que assim, tenham estrutura para cantar as músicas do repertório. Além disso, as coralistas treinam em outros idiomas, como o italiano e espanhol.

"Montamos um espetáculo para toda a comunidade, bastante variado e de músicas mescladas. Sempre trabalhamos bastante para treinar o coral, misturando os estilos para que cada integrante tenha uma grande base do conhecimento, por isso também variamos os idiomas", salienta a regente, que está à frente do coral desde o início.

Durante sua trajetória com o Coral Feminino Apampesp, Chizzolini menciona que ao longo dos anos, as participantes tiveram uma bagagem musical muito boa, como também adquiriram condições de trabalhar qualquer tipo de repertório dentro da categoria feminina. Segundo a regente, poucas integrantes foram substituídas nestes dez anos de existência, certificando que o prazer das coralistas é tamanho a ponto de se manterem no grupo durante todo esse tempo.

"Houve muita evolução. Hoje é um coro que consegue se expressar em público, passar a emoção através da música e ao mesmo tempo utilizar todas as técnicas que aprendem durante os ensaios. Isso é importante, pois fica nítida a dedicação e empenho em estudar o repertório para que cada apresentação seja melhor", finaliza.

 

serviço

PARA CONFERIR


A apresentação do Coral Feminino Apampesp ocorre hoje, na sala de cinema do Centro Cultural Matarazzo, a partir das 20h. A entrada é franca e a classificação etária livre.
Publicidade

Veja também