Coral Apampesp de Prudente completa 9 anos de fundação

Para comemorar data especial, grupo realiza concerto de aniversário hoje, na Casa do Médico, com participações exclusivas

VARIEDADES - Aline Martins

Data 03/04/2014
Horário 09:45
 

 

Para comemorar os nove anos de fundação do Coral Feminino da Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp) de Presidente Prudente, ocorre hoje, às 20h30, na Casa do Médico, o Concerto de Aniversário. A entrada é gratuita e a apresentação terá cerca de uma hora de duração.

Para deixar a festa mais completa, convidados farão participações especiais. Na oportunidade, estarão presentes: Coral Vozes Prudentinas, Coral Amélia Bazan, Coral da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Coral Athia e Coral Alegria de Viver de Álvares Machado. "Além disso, teremos a participação do Corpo de Dança da Beth Libório e do músico Bruno Sanches", conta a regente Ana Rita Chizzolini.

Ela acrescenta que o repertório a ser apresentado é variado, com Música Popular Brasileira (MPB), folclórica e sacra. No fim do concerto, será cantada uma obra de Mozart, "Dona Nobis Pacen", por todos os corais. "Será um momento de emoção", frisa.

Formado por 23 mulheres, professoras aposentadas do magistério público, o grupo foi fundado a partir da ideia de diretores da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente. "O objetivo da Apeoesp, que é uma associação, é fornecer um apoio ao professor aposentado. Além disso, a intenção é proporcionar uma ação cultural. E quando foi formada, a procura foi intensa por mulheres, por isso, decidimos ser um coral exclusivamente feminino", ressalta.

Novas coralistas são aceitas todos os anos. "Inclusive, estamos com duas novas integrantes", frisa a regente, que faz parte do coral desde o início. Ensaios semanais ocorrem em Presidente Prudente.

O grupo se apresenta em eventos e encontros realizados em diversas partes do Brasil. Já estiveram em Marília (SP), Piracicaba (SP), Presidente Venceslau, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, entre outros. "Estes encontros são bons para as integrantes, já que têm a oportunidade de ver outros corais em cena. Podemos observar repertório, postura em palco", destaca Chizzolini.

A regente acrescenta que o coral faz bem para as mulheres. "Elas gostas, participam assiduamente, se interessam pelas atividades. Se empenham em aprender cada vez mais, decorar o repertório que é extenso. E também faz bem no sentido emocional e é positivo para parte motora, cognitiva e para a memória", pontua.

A data de fundação do coral é 6 de março de 2005. No dia 8 deste ano, uma missa em ação de graças foi celebrada. No entanto, o concerto ficou para hoje, data apropriada para o grupo.

 

Integrantes

As integrantes do coral são: Anesia Barbosa, Dorothy Hara, Edma Rodrigues Fiel, Eliza Biaggio, Gema Rodella, Irene Marangoni, Ivone Fluminhan, Judith M. Pardo, Julieta Garcia, Keiko Koga, Leonilda Costa, Linira Bazzo, Maria Luciana Santana, Marinez Vian Bisacchi, Maria Helena Rchowery, Maria Walneide Romano, Nadir Marangon, Neuza Afensor, Neuza Quirino Menezes, Nilza Benito, Olanda Viaccava, Terezinha Deak e Verá Maróstica. Elas têm entre 55 e 75 anos de idade.

 

Serviço

AOS INTERESSADOS


A Casa do Médico está localizada na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 432, em Presidente Prudente. O concerto será hoje, às 20h. A entrada é franca.

 
Publicidade

Veja também