Corpo saudável é trunfo para enfrentar mudanças climáticas

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 26/10/2023
Horário 05:15

“Bota casaco, tira casaco”. A famosa frase retirada do filme “Karatê Kid” nunca fez tanto sentido. Pelo menos para os moradores de Presidente Prudente e região. As bruscas mudanças climáticas têm sido um grande desafio para a população regional. Do calor extremo às quedas nas temperaturas, muitos pais já não sabem o que fazer diante da saúde fragilizada das crianças.

Isso sem contar outra faixa populacional bastante afetada, a dos idosos. Como noticiado por O Imparcial, após dias de altas temperaturas, é hora de nos prepararmos para a chegada de uma frente fria, com previsão de fortes temporais até esta sexta-feira. Durante este período, haverá queda nas temperaturas e a possibilidade de pancadas de chuvas virem acompanhadas de queda de raio e de granizo, além de rajadas de vento de até 70 km/h. Na região de Presidente Prudente, a previsão é de até 80 mm durante as 72 horas do alerta, chuva considerada moderada.

Além do rastro de estragos que, geralmente, intempéries deixam nas cidades, as pessoas também precisam se preocupar com o impacto na saúde. O choque térmico do entra e sai em ambientes com e sem ar-condicionado, o excesso de alimentos e bebidas muito geladas, entre outros fatores, são agravantes neste cenário.

É claro que neste período devemos ter nossa atenção redobrada, no entanto, para que consigamos enfrentar as mudanças climáticas, sem prejudicar tanto nosso corpo, é preciso cuidar dele todos os dias, “faça chuva ou faça sol”. Adotar hábitos que mantenham nossa imunidade sempre alta, por meio de uma alimentação equilibrada nutricionalmente, com práticas regulares de exercícios físicos, além de uma rotina de sono adequada, são os pilares básicos. 

Publicidade

Veja também