Corpus Christi

OPINIÃO - Luiz Kazuo Komoda

Data 15/06/2017
Horário 13:48

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. Jesus teve e tem um corpo humano. É um ser parecido (mas não totalmente igual) a nós. Somos seres encarnados (nascidos em carne), inteligentes, com capacidade de analisar várias questões. Como esta do Messias Jesus. A primeira profecia messiânica aparece em Gênesis 3:15. Adão e Eva foram reprovados no teste de fidelidade - na árvore do conhecimento do bem e do mal. Como solução, Deus prometeu: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Que significa: o descendente da linhagem – semente humana (Jesus) – seria mordido no calcanhar (crucificação) pela serpente (satanás), cuja cabeça o próprio Jesus esmagará no juízo final. Será assim: destruirá o diabo (autor do mal e obras) e seus seguidores e renovará toda Terra.

Comentaram sobre Jesus em Jó 19:25. “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”. Em Miquéias 5:2, Jesus nasceria em Belém Efrata. Em seu livro, no capítulo 9 versículo 6, Isaias chama Jesus de “...Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Jesus é Deus Forte, e também é Criador, como afirma Colossenses 1:15-18. Só Deus pode criar do nada. Ao ser tentado, Cristo disse claramente ser Deus: “Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus”, Mateus 4:7.

Esse Deus assumiu o formato de Filho do homem (nascido da virgem Maria), viveu 33 anos sem nunca pecar. Só Deus Criador tem competência para também ser o Redentor (Cordeiro sem mancha, pecado zero), que derramou sangue inocente para pagar os nossos pecados. “Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”, diz 1 Pedro 1:19. O Salvador só salva se, ao papel de Cordeiro, somado ao Sumo Sacerdote, Advogado Nosso. “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo”, relata 1 João 2:1. No Santuário Celestial: “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus, afirma Hebreus 9:24.

Esse Advogado ganhará efetivamente a causa do cliente (nós), que cumprimos alguns quesitos. “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”, cita Marcos 16:16. Em segundo lugar, santificar, obedecer e imitar ao Salvador. “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”, diz João 13:15. “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler”, complementa Lucas 4:16. “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”, conta Mateus 9:35.

O milagre no século 21: o salvo pela graça obedece a lei, e é ativo na salvação e cura natural. Em breve, na Nova Terra, completamente feliz, viveremos com um novo corpo imortal, semelhante ao do Nosso Irmão, Amigo e Rei dos reis, Jesus Cristo. “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”, confirma 1 Coríntios 15:52. Corpus Christi é lembrete de que Jesus deseja muito dar este presente a você e eu. Está escrito na Bíblia Sagrada. 

 

Luiz Kazuo Komoda é designer, fotógrafo, cronista e adventista do sétimo dia. Escreveu durante 13 anos a coluna Cotidiano Bíblico em O Imparcial. Contato: www.komoda.com.br.

Publicidade

Veja também