Corpus Christi mobiliza voluntários desde madrugada e atrai milhares de fiéis em Prudente

Tradicional tapete que marca celebração da data teve mil metros de comprimento e foi montado na Avenida Coronel Marcondes; procissão percorreu quadrilátero central

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/06/2023
Horário 15:03
Foto: Eveline Zarpelão/Pascom Diocesana
Milhares de fiéis participaram da celebração em Prudente
Milhares de fiéis participaram da celebração em Prudente

Ainda era madrugada quando cerca de 600 voluntários das paróquias da Diocese de Presidente Prudente já se reuniam no centro da cidade, nessa quinta-feira, para a tradicional confecção do tapete de Corpus Christi, com mil metros de comprimento. Neste ano, a montagem ocorreu na Avenida Coronel José Soares Marcondes (em frente da Catedral São Sebastião), seguindo pela Rua Barão do Rio Branco em direção à Vila Marcondes, passando por baixo do pontilhão e chegando à frente do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida.

Foto: Sonia Cavalcante/Pascom Diocesana - Confecção do tapete começou durante a madrugada desta quinta

Às 8h, teve início a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos e concelebrada por padres da diocese e visitantes. O altar foi montado em frente à catedral e a solenidade reuniu milhares de fiéis.

Na homilia, o bispo destacou a importância dessa celebração. “Agradecemos a Deus que nos reúne para celebrar o corpo e o sangue de Cristo, o Corpus Christi. Esse mistério é tão sublime e grande que a igreja celebra em duas solenidades: na Quinta-feira Santa, a instituição da eucaristia; e hoje [quinta], Corpus Christi. É momento de louvarmos a Deus por esse grande tesouro, esse dom, que dá a cada um de nós. O que seria de nós se não fosse a eucaristia? Não teríamos forças para seguir o nosso discipulado”, declarou.

Ao final da celebração, teve início a procissão com o Santíssimo Sacramento até o Santuário da Vila Marcondes, passando por ruas do quadrilátero central. O material base do tapete ornamental foi o pó ou palha de serra (ou serragem colorida manualmente). Cada comunidade foi responsável por uma parte do tapete e coube a elas usarem da criatividade para enriquecer o trabalho desenvolvido.

O momento chegou ao fim com a bênção na praça do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.

Foto: Sonia Cavalcante/Pascom Diocesana - Procissão passou pelo quadrilátero central de Prudente

Foto: Sonia Cavalcante/Pascom Diocesana - Solenidade encerrou com a bênção na Vila Marcondes

Publicidade

Veja também