Corte de árvores divide opiniões em Indiana

“O pessoal que anda de bicicleta sempre gostava de sentar ali na sombra e descansar um pouco, mas agora precisará esperar as novas árvores crescerem para isso", afirma.

REGIÃO - Mariane Gaspareto

Data 12/02/2016
Horário 09:43
 

O corte de cinco árvores antigas do canteiro central da Avenida Doutor João Munhoz, em Indiana, tem dividido as opiniões dos moradores do município. As mongubas – espécies nativas - que estavam no local foram substituídas na tarde de ontem por cerca de 30 pinheiros pequenos. Para alguns, a iniciativa da Prefeitura tornará a cidade "mais bela", mas, para outros, consiste em uma ação "descabida e desnecessária".

O comerciante Valdecir Costa, 60 anos, relata que as árvores estavam há mais de 15 anos no canteiro central da avenida, e que a poda, além de afetar o meio ambiente, interferindo no clima local, gerou muitas reclamações entre os moradores, os quais alegam que os pinheiros levarão até 30 anos para crescer. Já para a aposentada Lúcia Vieira Stuani, 71 anos, a decisão de cortar as árvores foi "um verdadeiro crime ambiental".

Jornal O Imparcial Prefeitura substituiu 5 mongubas por 30 mudas de pinheiro

Por sua vez, Sérgio Grigoleto, 60 anos, que atua no ramo comercial, acrescenta que os pinheiros poderiam apenas ser colocados em outras áreas de cidade que necessitam de mais arborização, sem a necessidade de que se cortasse os cinco exemplares da monguba. "O pessoal que anda de bicicleta sempre gostava de sentar ali na sombra e descansar um pouco, mas agora precisará esperar as novas árvores crescerem para isso", afirma.

A esposa de Sérgio, Marlene Grigoleto, 50 anos, vê a mudança com outros olhos. Para ela, as árvores antigas faziam "muita sujeira" e estavam sempre muito altas afetando a fiação elétrica. "Além disso, agora vai ficar muito mais agradável o espaço e sem dúvida mais bonito. Não vejo nenhum dano ambiental, porque outras árvores foram plantadas no lugar dessas", pontua.

A dona de casa Maria Rodrigues, 50 anos, também acha que o local ficará melhor com os pinheiros, fornecendo uma "bela visão" aos moradores e possibilitando a colocação de enfeites natalinos no fim do ano, com uma decoração especial. "Acho que a Prefeitura podia ter consultado os moradores, mas na minha opinião não tem tanta diferença o tipo de árvore que está ali, contanto que esteja arborizado", declara.

 

"Achei que agradaria"


Conforme a prefeita Celeide Aparecida Floriano (PSD), as cinco árvores estavam dispostas no canteiro de forma irregular e necessitavam de poda frequente por conta da fiação elétrica sobre elas. Como o município possuía 50 mudas de pinheiros, utilizadas para a decoração de Natal, ela achou por bem substituir as espécies antigas que estavam nos canteiros das avenidas. "Eu achei que fazendo isso agradaria a população, não queria de modo algum deixar as pessoas descontentes", afirma.

Todavia, a chefe do Executivo ressalta que a medida foi feita com a devida autorização da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que autorizou a supressão dos exemplares nativos isolados com devida compensação ambiental. A medida tomada pela prefeita causou bastante discussão nas redes sociais e nas ruas do município. A avenida conta ainda com outros dois canteiros com exemplares de mongubas, mas estas não serão podadas.
Publicidade

Veja também