Covid-19 e seus desdobramentos na Gastronomia

OPINIÃO - Vanessa Sakotani

Data 13/01/2023
Horário 04:30

Se o delivery teve um grande aumento na pandemia de Covid-19, hoje, as experiências presenciais não só estão sendo retomadas, como também são tendências fortes para 2023. Os consumidores estão em busca de experiências memoráveis enquanto desfrutam de uma refeição, seja estas através de vistas, ambientes diferenciados, atividades de entretenimento, serviço e atendimento impecáveis, além da necessidade de encantar o paladar dos clientes. 
Porém, ao mesmo em tempo que a busca por experiências fora de casa aumentou, a pandemia fortaleceu o interesse das pessoas em cozinhar sua própria comida, já que foram obrigados a permanecer mais tempo em casa, principalmente por conta do isolamento social e da adoção do sistema home office no trabalho. Este movimento resultou em um aumento no número de buscas por termos relacionados ao interesse pela culinária e pela cozinha. De acordo com um levantamento feito pela empresa inglesa Global Web Index, pelo menos um terço dos brasileiros passou a cozinhar em casa durante a pandemia, e a comida caseira virou sinônimo de comida saudável e de qualidade.
E mesmo após o período crítico da pandemia de Covid-19, depois de retomar a rotina presencial, a gastronomia passou a ser vista ainda mais como um hobby, uma terapia, um momento de relaxar após um dia cheio e estressante. A possibilidade de preparar uma receita, um alimento, fazer novas descobertas de texturas, sabores e combinações, requer concentração e atenção. E por isso, o ato de cozinhar faz com que as pessoas se desliguem, por algum tempo, dos problemas da vida.
Além disso, o ato de cozinhar e servir às pessoas queridas retoma um ritual social importante que foi perdido por conta da rotina corrida da sociedade: o ato de comer junto, da reunião em volta da mesa, do fortalecimento de laços afetivos e do reforço das relações estabelecidas por nós. Cozinhar é sinônimo de transformação, pois, ao contrário dos animais, somos capazes de transformar o alimento proveniente da natureza, em um outro alimento diferente através do ato de cozinhar, e o mesmo conta a história e a cultura de um povo.


 

Publicidade

Veja também