Covid e o sistema prisional

EDITORIAL -

Data 07/07/2020
Horário 04:00

A Covid-19 é uma realidade em relação ao sistema prisional. É uma preocupação que vem desde muito tempo, tão logo no início da pandemia. Infelizmente, funcionários vinculados à Secretaria de Administração Penitenciária e que trabalham diretamente nas penitenciárias, têm sofrido – e muito – com essa situação. Os familiares também não ficam de lado, uma vez que há relatos de agentes penitenciários que pegaram e levaram o vírus para dentro de seus lares.

Muitas são as tentativas para minimizar os impactos da pandemia na vida social e profissional das pessoas. Mas, acontece que, quando o vírus chega a um lugar, todos ficam em alerta e preocupados com os próximos dias.

Em tempos em que se pede distanciamento social e não se tenha aglomeração, é difícil pensar neste cenário dentro de um presídio, onde muitos presos dividem a mesma cela e os funcionários – boa parte deles – ficam em contato direto com os reeducandos.

O órgão responsável diz que o que é possível fazer tem sido feito. Outras mudanças também foram necessárias nas penitenciárias como na higiene, distanciamento, suspensão de atividades coletivas, intensificação de limpeza, restrição de entradas alheias ao corpo funcional, quarentena para os presos que entram no sistema prisional, monitoramento dos grupos de risco, distribuição de EPIs (equipamentos de proteção individual) dentre outros.

Os “servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento”. Se o servidor estiver com suspeita de Covid, ele será devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, onde será acompanhado e receberá suporte para a recuperação. 

É essencial a atenção de todos os envolvidos neste setor. É preciso, de fato, frear a disseminação dentro das penitenciárias. Um alto número de infectados dentro desses lugares, pode afetar em todo o tratamento das pessoas aqui fora.

Publicidade

Veja também