Covid reassume a pauta

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 11/12/2020
Horário 03:19

Até as eleições ficamos um tempo sem noticiar a Covid-19 e suas mazelas pelo país. Parece que a contaminação e casos positivos haviam diminuído. Nos últimos dias, porém, o vírus voltou com tudo e tomou conta dos noticiários. Em Presidente Venceslau, a situação é considerada grave. 

Início de semana trágico

Em apenas dois dias desta semana foram anotados 50 casos positivos na cidade. A Santa Casa ficou com atendimento comprometido por Covid-19. Houve uma morte de uma idosa de 76 anos. Agora Presidente Venceslau contabiliza 27 mortos pela doença. 

Discussões voltaram

O que se viu nas redes sociais em Presidente Venceslau foi a volta de discussões sobre a doença, sua maneira de contágio, se o comércio deve continuar aberto ou não, ou se está havendo afrouxamento das medidas de prevenção.

Evidência clara

Na verdade, Presidente Venceslau voltou à vida normal depois das eleições. Muitos jovens resolveram dispensar a máscara e passaram a frequentar pontos com aglomerações. Houve reclamação de alguns setores, mas ninguém parecia se preocupar com a situação. Com isso, os casos começaram a aparecer em várias esferas da sociedade e acabaram comprometendo o atendimento de saúde. 

Alertas pelas redes sociais

Médicos começaram a divulgar alertas sobre o contágio em redes sociais, pedindo maior cuidado no cotidiano. Nada adiantou. Muitos não acreditam que a Covid-19 sequer existe. Agora a situação está pior do que no pico da pandemia entre maio e junho em Presidente Venceslau. 

Imagens preocupantes

A direção da Santa Casa de Presidente Venceslau fez gravação de um vídeo em que a administradora do hospital, Suzy Bonifácio, e o médico Pérsio Pacheco pedem disciplina à população e um tipo de socorro das autoridades, devido ao grande número de leitos tomados por doentes de Covid-19. 

Pedindo ação ao prefeito

O Blog do Toninho demonstrou que o silêncio das autoridades num momento tão dramático para os venceslauenses é inaceitável. Para evitar um final de gestão ainda mais melancólico, pediu para que o prefeito Jorge Duran, que está ainda no cargo, venha a público e explique quais providências pretende adotar em relação ao que está ocorrendo no município.

O que fazer prefeito?

Nós ainda acentuamos que, “apesar de toda a tragédia que se abate sobre a cidade, ainda estamos vendo pessoas circulando sem máscaras, festas sendo realizadas e uma infinidade de procedimentos irregulares. O que o município pretende fazer, senhor prefeito?”.

Apelo à vigilância sanitária

Outro detalhe também solicitado por nós é uma atuação maior da Vigilância Sanitária de Presidente Venceslau quanto à fiscalização. Existe um decreto e ele precisa ser colocado em prática ao “pé da letra” para que a população não sofra o revés da contaminação. Até o final da redação desta coluna, por volta das 16h de ontem, o poder municipal ainda não havia se pronunciado sobre suas pretensões para conter o avanço do contágio na cidade. 

Bastidores da política

A prefeita eleita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, está em quarentena devido à Covid-19. No final desta semana, se estiver tudo bem, voltará às atividades. Sua preocupação é finalizar a equipe de trabalho para sua gestão. 

Formar um grupo tecnico

O desejo da prefeita Bárbara Vilches é formar um grupo técnico de secretários. Desde a campanha, comentou que não tem acordos sobre secretários e os cargos serão para pessoas que realmente saibam sobre cada setor. 

Vereadores estudam lei orgânica

Quatro dos novos vereadores eleitos de Presidente Venceslau entraram a semana estudando a Lei Orgânica do Município. A professora Alessandra Colombo, Bahia, Lagoa e Bruno Dassie. Também foram fazer uma visita no prédio da Câmara Municipal.

Publicidade

Veja também