Covid x Carnaval: Brasil não pode relaxar no controle da doença!

EDITORIAL -

Data 27/11/2021
Horário 04:15

Nesta semana, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o uso de máscaras será dispensado em ambientes abertos sem aglomeração no Estado a partir de 11 de dezembro. A medida valerá para locais como parques e ruas, que permitem distanciamento. Em espaços fechados, ou abertos - mas com muita gente no mesmo ambiente -, elas continuam sendo obrigatórias. Pelo menos por enquanto.
A cada dia, com a queda no número de casos e mortes por Covid-19, bem como de internações e o avanço da vacinação, tudo vai voltando ao seu normal... As atividades sendo retomadas, familiares voltando a se encontrar, muitos retornando ao trabalho após longos meses de home office, assim como as crianças às escolas.
Tem gente se programando para viajar no fim de ano. E já há até quem esteja se organizando para o carnaval 2022, previsto para acontecer entre os dias 19 de fevereiro e 6 de março.!
É claro que o brasileiro está com saudades da folia! É óbvio que muitos setores serão prejudicados se a festa, de fato, não acontecer devido à pandemia. Mas é preciso cautela na decisão. E ainda há tempo para pensar, ver o que realmente compensa, pensando em primeiro lugar, na saúde e na segurança das pessoas! 
Dezenas de cidades paulistas, conforme noticiado nesta semana, decidiram cancelar o carnaval do ano que vem. As prefeituras temem que a folia possa gerar uma nova onde de contaminação do novo coronavírus e volte a elevar os números. Por aqui, na região, as festividades seguem indefinidas. Alguns municípios já optaram pelo cancelamento e outros ainda não definiram o cronograma.
A verdade é que a pandemia ainda está aí e tudo que for feito, ainda que em fevereiro, deverá ser muito bem planejado. Ninguém sabe ainda como estará a situação até lá no país. 
Na edição de ontem, por exemplo, noticiamos a descoberta de uma nova variante do coronavírus, com múltiplas mutações e potencialmente mais contagiosa, na África do Sul. Notícias sobre a situação no Brasil e no mundo saem toda hora. Ainda que os números no Brasil sejam animadores, é preciso muita cautela. Não podemos relaxar agora! As mortes estão em queda, mas ainda ocorrem. O número de casos da doença também. Ainda existem pessoas internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pela Covid ou por complicações dela. Países da Europa enfrentam o ressurgimento dos casos.
Que quando o carnaval for feito, se for, seja com segurança, sem riscos, uma festa só de alegria e não de preocupação!
 

Publicidade

Veja também