Crenças limitantes

OPINIÃO - Marcos Akira Mizusaki

Data 30/03/2022
Horário 05:00

Se você, caro leitor, perguntar para os jovens de hoje, o que ele desejam ser quando crescerem, podemos ter das mais variadas respostas diante do grande leque de opções profissionais e empresariais. No entanto, dita a resposta, poderia seguir para uma segunda pergunta: o que você precisa fazer para conquistar esse sucesso?
Entre a decisão sobre seu futuro e sua devida materialização, temos um longo período de dedicação e esforço. Portanto, o que ele irá fazer e deixar de fazer nesse intervalo serão determinantes para a realização de seus sonhos. Algo difícil, mas nunca impossível. 
Infelizmente, muitos jovens desistem pelo caminho do tão desejado sonho, normalmente com as primeiras dificuldades enfrentadas, ignorando que aquelas frustrações, barreiras e obstáculos fazem parte do processo de seu amadurecimento. Prevalecendo a desistência, com sensações de derrota e impotência, formamos o que nós chamamos de crenças limitantes. Consistem nos pensamentos, convicções, sensações que nos impedem de evoluir em nossa vida pessoal ou profissional.
Mentes carregadas de crenças limitantes eliminam todas as chances de sucesso de um indivíduo, aprisionando-o mentalmente numa situação de vida muitas vezes indesejada. Somente a título de exemplo, 80% das pessoas que ganham na loteria no Brasil, em cinco anos voltam a ter a vida que tinham antes. Isso ocorre porque suas crenças, suas convicções estão recheadas de pensamentos negativos que impedem mantê-lo em outro nível social. Como a mudança financeira foi de um dia para o outro, o alicerce mental, com crenças positivas que o manteria no topo, não estão formadas ou estão deficitárias, devolvendo-o à situação financeira que sua mente permite.  
Crenças limitantes como “não vou passar nesse concurso”, “não nasci para isso”, “não sou capaz”, “sou um inútil”, “nasci pobre e morrerei pobre”, “jamais conseguirei”, “eu não tenho tempo”, e dentre outros, representam barreiras psíquicas que o próprio indivíduo cria para si, dificultando ou até impedindo seu crescimento profissional ou pessoal, obstando as pessoas de vivenciarem um mundo de forma plena e abundante. 
Desta forma, a busca pelo desenvolvimento de novas habilidades e expansão de nosso crescimento deve ser constante. Temos que mudar nossas posturas frente às dificuldades, adotando crenças positivas e fortalecedoras, que servirão de suporte em nossas vidas. Na verdade, as pessoas somente mudarão de vida se mudarem suas crenças. E então, caro leitor, como estão suas crenças?  
 

Publicidade

Veja também