Cresce em 24,5% número de receitas médicas atendidas em Prudente

Levantamento realizado pela Assistência Farmacêutica do munícipio mostra que foram 875.101 receitas atendidas em 2021

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/02/2022
Horário 04:05
Foto: O Imparcial
Remume compreende 129 medicamentos em 169 apresentações diferentes disponíveis 
Remume compreende 129 medicamentos em 169 apresentações diferentes disponíveis 

Em um levantamento fornecido pela Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) de Presidente Prudente, com informações da supervisora de Assistência Farmacêutica Municipal, Luana Orlandelli Godoy, o departamento totalizou o atendimento de 875.101 receitas de janeiro a dezembro de 2021. E no mesmo período do ano anterior, 702.812. Observa-se, portanto, um aumento de 24,5% de receitas atendidas no ano passado em comparação a 2020. 
Segundo Luana, o departamento, que é composto atualmente por 23 farmacêuticos e 29 auxiliares de farmácia, encontra-se com defasagem de profissionais e aguardando a realização de concurso público. Atualmente, Luana diz que Prudente conta com a Farmácia Central, 10 farmácias nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e outras 19 farmácias nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família). Há ainda uma farmácia no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Cohab, totalizando 31 unidades de dispensação no município.
“Têm direito à retirada de medicamentos os munícipes cadastrados e que utilizaram o SUS [Sistema Único de Saúde], com receita médica válida”, expõe a supervisora. 

Relação de medicamentos

A Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) compreende 129 medicamentos em 169 apresentações diferentes disponíveis para dispensação aos pacientes. Os medicamentos padronizados são baseados na Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) e visam atender às necessidades de saúde prioritárias da maioria da população municipal. 
“Sendo assim, compreende medicamentos de uso contínuo [anti-hipertensivos, antidiabéticos, hormônios tiroidianos], bem como medicamentos para saúde mental, antimicrobianos, anti-inflamatórios, analgésicos, entre outros”, cita a supervisora. 

Fotos: O Imparcial

Têm direito à retirada de medicamentos os munícipes cadastrados e que utilizaram o SUS, com receita médica válida

Publicidade

Veja também