Crianças da rede pública vivem dia de circo 

Cerca de 2 mil estudantes de 12 escolas municipais participam da atividade, realizada na Área de Convivência da unidade desde terça-feira até hoje

VARIEDADES - Da Redação

Data 05/04/2018
Horário 17:36
Divulgação: “Escola no Sesc” conta com a exibição do espetáculo “Menu Del Giorno”
Divulgação: “Escola no Sesc” conta com a exibição do espetáculo “Menu Del Giorno”

Em uma parceria entre o Sesc Thermas e a Secretaria Municipal de Educação, alunos da rede pública de ensino de Presidente Prudente, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, participam do projeto “Escola no Sesc”, que nesta edição conta com a exibição do espetáculo circense “Menu Del Giorno”, diretamente da Itália. Cerca de 2 mil estudantes de 12 escolas municipais participam da atividade, realizada na Área de Convivência da unidade desde terça-feira até hoje.    
O projeto tem como objetivo proporcionar acesso a apresentações artístico-culturais aos estudantes, dentro da missão de educação não formal proposta pelo Sesc São Paulo.
Participam as escolas municipais Professora Maria do Socorro Brito de Almeida; Maria Izabel Barbosa Negrão, José Carlos João, Professora Juraci Meneses Peralta, Deputado Carlos Castilho Cabral, Padre Emílio Becker, Antônio Zacharias Rotariano, Vilma Alvares Gonçalves,  Rosana Negrão, João Sebastião Lisboa, Ivo Garrido, e Gisele Dalefi. 
Os pequenos têm se divertido com os números circenses da Compagnia Bellavita, da Itália, que apresenta habilidades com manipulação de cordas, garrafas e pratos, truques com colheres, xícaras e ovos, além de uma divertida coreografia com até cinco bolas de futebol, que provocam o riso em situações inusitadas no cotidiano da profissão de garçom. 
Divididos nos períodos matutino e vespertino, após o espetáculo as instituições de ensino podem, inclusive, conhecer as dependências do Sesc, num passeio pelo Bosque e áreas esportivas. Alunos e professores têm contato com a exposição “Sai da Moita”, do artista Rodrigo Bueno, que criou uma série de obras sobre o passado recente quilombola, indígena e imigrante da região; e que segue em exposição no Sesc até o dia 27 de maio.
A professora da escola Maria do Socorro Brito de Almeida, Graciane Leli, observa o momento como uma oportunidade de aprendizado. Segundo ela, a interação com a arte e seus aspectos ideológicos propõe uma nova visão aos alunos. “Trata-se de uma troca de experiências, uma vez que dentro da sala de aula apresentamos os significados e a importância de obras culturais”, diz. 
A expressão da pequena Lara Meza, 8 anos, da escola José Carlos João, transformava-se a cada segundo. Da expectativa ao sorriso, o espetáculo circense foi o que mais chamou sua atenção. “É a primeira vez que venho com a escola e foi muito divertido”, menciona. 

Interação 
Para a técnica de programação do Sesc Thermas, Andréa Aparecida Mello Correa, a presença das crianças no Sesc é o encontro do projeto com seu objetivo, visto que o mesmo busca oferecer uma linguagem artística e o contato com o universo cultural. “Buscamos propiciar a abrangência do teatro, circo, dança, música, cinema, entre outros, para que todos tenham o diálogo com essas estruturas”, diz.
Segundo o artista italiano Andrea Farnetani, que encena o espetáculo “Menu Del Giorno”, ao lado de seu amigo Antônio Tremano, a interação com o público infantil faz com que a peça seja uma “ferramenta de transformação”. “É contagiante receber um sorriso e uma salva de palmas. Retribuímos este carinho por meio da própria arte”, relata. 

Com AI do Sesc


 

Publicidade

Veja também