Crianças ganham brinquedos como reconhecimento de campanha

Pequenos sortudos, vacinados contra pólio e sarampo, foram sorteados no dia 17 e contemplados com bicicleta e 4 velotróis

PRUDENTE - Da Redação

Data 26/09/2018
Horário 17:36
Cedida -  Entrega foi realizada hoje, na sede da VEM, pelo Rotary Club Sul e Secretaria de Saúde
Cedida - Entrega foi realizada hoje, na sede da VEM, pelo Rotary Club Sul e Secretaria de Saúde

O Rotary Club Presidente Prudente Sul e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram nesta tarde, na sede da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), a entrega de brinquedos às cinco crianças sorteadas durante o fim da campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo.

Os pequenos sortudos, que têm entre 1 e 5 anos, residentes dos bairros João Domingos Netto, Jardim Leonor, Belo Horizonte, Vila Real e centro, foram contemplados com uma bicicleta e quatro velotróis individualmente, conforme o sorteio realizado no dia 17.

De acordo com o presidente do Rotary Club PP Sul, Luis Henrique, os brinquedos são frutos de subsídios de eventos organizados pelo clube e pela Associação de Damas, como Bacalhoada, Yakissoba e chás beneficentes, por exemplo. “Essas doações são uma forma que encontramos para representar a vitória contra a paralisia infantil”, informou.

Durante a entrega, o secretário municipal da Saúde, Valmir da Silva Pinto, reconheceu a dedicação efetiva do clube e a adesão da campanha mediante árdua divulgação da VEM, que ao longo do ano, realiza trabalhos de prevenção que contribuem com a saúde pública. “O Rotary Club Internacional tem ampla importância na erradicação da pólio no mundo, hoje, apenas três países africanos ainda apresentam índice, e não podemos permitir que essa doença retorne ao Brasil, por isso, campanhas como essa devem persistir”, destacou.

A mãe da pequena Helena Gabriele, de 1 ano e 8 meses, Pamela Talia de Oliveira, disse ter a consciência da importância da vacinação, por isso, não deixa de levar suas filhas para tomar todas as doses. Quanto ao sorteio, disse que ao preencher o cupom, contou com a sorte e ficou muito feliz ao receber a ligação da secretaria convocando-a para retirar o brinquedo. Para Regina Kimura, mãe da Giovana, 4 anos, a imunização é um ato de amor e ações como essa inspiram os pais a levarem seus filhos aos postos de saúde durante a campanha.

Rotary Internacional

A participação do Rotary na erradicação da pólio é antiga. Em 1979, o Rotary Internacional idealizou campanha de vacinação contra a poliomielite nas Filipinas. Em 1985, lançou o projeto humanitário Pólio Plus, em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), cuja meta era que no centenário do clube, em 2005, a doença fosse extinta em todo o mundo. À vista disso, o Rotary Internacional programou o investimento de US$ 1 bilhão de dólares na campanha mundial, sobretudo nos países ainda endêmicos Afeganistão, Paquistão e Nigéria.

Dados da campanha

Conforme os dados divulgados pela secretaria, a campanha cumpriu com a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. De 95% almejados, Presidente Prudente registrou 96,95% na cobertura vacinal, ou seja, das 10.319 crianças cadastradas, 10.004 doses foram aplicadas para poliomielite e 9.855 para sarampo. 

Com Assessoria de Imprensa

 

Saiba Mais

CRIANÇAS BENEFICIADAS

Daniel Maia Campos, da UBS Jardim Vila Real (bicicleta)

Helena Gabriely de Oliveira, da UBS Leonor (velotrol)

Emanuella Sofia R., da UBS Belo Horizonte (velotrol)

Giovana Kimura, centro (velotrol)

Anthony Araújo, da UBS João Domingos Netto (velotrol)

 

 

Publicidade

Veja também