Cristo vive! Somos suas testemunhas

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 07/08/2022
Horário 04:30

A Igreja Católica no Brasil tem por tradição celebrar meses temáticos: outubro é missionário, setembro é bíblico e agosto, vocacional. O mês das vocações é sem dúvida um kairós, o tempo oportuno da Graça, para todos os fiéis congregados em igreja – povo de Deus a caminho – na tensão pela vinda e instauração definitiva do Reino dos Céus. Cada domingo deste período é dedicado a uma vocação específica. Além das ordenadas (bispo, padre, diácono) e consagradas (religiosos e religiosas), contempla toda gente batizada que na sua existência procura responder ao chamamento de Deus em serviços eclesiais.
O leigo [membro do povo de Deus] pode ser missionário/catequista e/ou assumir o mistério e a graça da família conforme o plano de Deus. Não é apenas uma questão de aptidão ou de “levar jeito” para isso ou para aquilo, mas o responder à voz do Senhor a chamar e a instruir no mais íntimo do ser. Casar pode ser um contrato entre duas pessoas; entretanto, a vocação matrimonial-familiar requer um pouco mais. É a participação no mistério da “história da salvação” cujo plano é um homem e uma mulher se unirem por causa do amor e da fé numa aliança estável, fiel e fecunda.
Alguém poderia objetar que Deus é suficiente e não precisa de nós para executar o seu plano de amor salvador. Sim. Exatamente. E aí está o mais belo traço desse mistério: Deus quis (e quer) contar conosco como partícipes da sua obra. “O Deus que nos criou sem nós, não nos salvará sem a nossa colaboração”, ensinou Santo Agostinho. Ou o profeta Jeremias, ao dizer que desde o ventre materno, o Altíssimo nos conhece, nos chama pelo nome, nos consagra e envia à missão.
Para o atual mês vocacional, a Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB escolheu o tema: “Cristo vive! Somos suas testemunhas.” E o lema: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18). Primeiro, a afirmação da fé: Cristo, nosso Senhor, está vivo no meio de nós! Caminha conosco pelas estradas da vida rumo ao céu. Somos suas testemunhas. Continuamos o caminho dos primeiros discípulos (homens e mulheres), também testemunhas. E como Maria afirmou: “Eu vi o Senhor!” também nós podemos fazê-lo. Daremos testemunho d’Aquele que está vivo e do qual fizemos uma experiência viva, de vida. Levaremos ao mundo a mensagem do Seu Reino – que é amor, misericórdia, perdão, salvação e vida. E conquistaremos corações para o Senhor. E você, já discerniu a sua vocação? Coragem!
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também