Cronistas apontam favoritismo gremista no dérbi

Apesar de considerar o Grêmio Prudente favorito tanto para o jogo como para o acesso à Série A-3.

Esportes - Jean Ramalho

Data 11/04/2014
Horário 09:08
 

Nas décadas de 1950 e 1960, a Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Apea) e o Esporte Clube Coríntians travavam verdadeiros duelos pelos gramados de Presidente Prudente. A rivalidade vivida pelos times foi tão intensa, que até hoje permanece arraigada na memória dos torcedores da época. Atualmente, Presidente Prudente Futebol Clube (PPFC) e Grêmio Prudente ainda lutam para atrair a torcida ao Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão).

Porém, ainda fora das quatro linhas, um fato comum entre esses dois períodos da história do futebol prudentino é a presença marcante e assídua da imprensa local. Amanhã, às 17h, os clubes se encontram pela segunda rodada do Paulista da Segunda Divisão – grupo 1 – e o assunto "dérbi" já toma conta das pautas e das discussões dos profissionais da área.

Com quase 20 anos de carreira e com a autoridade de quem acompanhou de perto os clássicos entre Oeste Paulista Esporte Clube (Opec) e PPFC, válidos pela Segundona de 2006 e 2007, o comentarista e apresentador do Manancial Esporte Clube, da Manancial FM (104,9 MHZ), de Presidente Prudente, José Ricardo Trugilo, 46 anos, vê com bons olhos o atual projeto apresentado pelos clubes. Apesar de considerar o Grêmio Prudente favorito tanto para o jogo como para o acesso à Série A-3.

"Pela estrutura que foi apresentada e pelo o que cada time mostrou na primeira rodada, o Grêmio tem mais possibilidades. Acredito que nesta edição da Segundona, o PPFC terá uma participação diferente das temporadas anteriores, mas não acredito na classificação da equipe para segunda fase", analisa Trugilo.

Na mesma linha de pensamento, o comentarista esportivo Ivan Alves, 54 anos, de Santo Anastácio, vê o atual projeto do Grêmio Prudente mais consistente que do Tricolor da Vila Industrial, principalmente pela presença do técnico Rogério Ferreira Pinto, China, no comando da equipe.

"O Grêmio começou se preparar para a competição bem antes e conta com um técnico experiente, com vivência nesta divisão e que escolheu os jogadores a dedo. Portanto, as chances do clube são maiores no torneio", afirma o profissional, que amanhã fará os comentários da partida através dos 1440 KHZ da Comercial AM.

 

Favoritismo gremista

Se a longo prazo o projeto do time gremista parece mais consistente aos olhos dos profissionais da imprensa, para o clássico de amanhã o cenário se repete. Para a dupla que atua no rádio prudentino, o Grêmio Prudente é o grande favorito no duelo, apesar de apontarem o Tricolor da Vila Industrial em melhor fase que na temporada passada. "Mesmo com tudo o que aconteceu no ano passado, acho que neste jogo será diferente. Acredito na vitória do Grêmio, mas não com a facilidade que venceu no ano passado. O Prudente vai segurar o máximo, mas não vejo chances de vencer o jogo", aponta Trugilo.

Para Ivan Alves, independente de quem vença, a expectativa é de um grande jogo e com a presença da torcida prudentina. "Baseando no que aconteceu em 2013, poderíamos dizer que o Grêmio é favorito. Mas estamos no começo do campeonato, tem muita bola ainda a rolar, então, é uma incógnita. Mas a expectativa é de um bom jogo, com a participação maciça da torcida", pontua o comentarista.

 

 

SAIBA MAIS

ARBITRAGEM DEFINIDA

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu anteontem a arbitragem para a segunda rodada do Paulista da Segunda Divisão. Para o jogo de hoje, às 20h30, entre Bandeirante e Vocem, no Estádio Pedro Marin Berbel, em Birigui, Wanecley Lopes da Silva será o árbitro, com assistência de Rafael Acácio Toledo e Rodrigo Soares Aragão. Eduardo César Maximiano foi escalado com quarto árbitro. No dérbi de amanhã, às 17h, no Prudentão, entre PPFC e Grêmio Prudente, Daniel Carfora Sottile comandará o apito, enquanto Rodrigo Meirelles Bernardo e Domingos da Silva Chagas ficam na assistência, e João Augusto Mariano de Oliveira será o quarto árbitro. No fechamento da rodada, domingo, às 10h, Assisense e Osvaldo Cruz se enfrentam no Estádio Antonio Viana da Silva (Tonicão), em Assis, sob a arbitragem do prudentino Bruno Alexandre Soto; a assistência de Eduardo de Jesus Conceição e Luciana da Silva Ramos; e Gilmar Medeiros como quarto árbitro.
Publicidade

Veja também