Cronobiologia e suas rotinas diárias

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Você se lembra da sensação de sono, menor disposição para trabalhar, para os exercícios, falta de fome nas refeições e mal estar, que aconteciam na mudança do horário de verão? A alteração do horário causa dessincronização temporária de seu relógio biológico, que dita suas funções fisiológicas. Algo semelhante acontece nas viagens com mudança de fuso horário.

CICLOS FISIOLÓGICOS
Ritmos biológicos se referem às funções fisiológicas que se repetem em ciclos, sob comando do sistema nervoso. Os circadianos acontecem uma vez no dia (ex. sono, temperatura), os ultradianos acontecem mais de uma vez no dia (ex. sensação de fome, respiração) e os infradianos acontecem menos de uma vez no dia (ex. ciclo menstrual).

SONO E VIGILIA
Dormir e despertar: o ciclo fisiológico mais importante e que influencia outros ciclos. Para esse ciclo, a maioria das pessoas é indiferente, ou seja, consegue dormir ou acordar mais cedo ou mais tarde quando necessário e não sofre prejuízos na disposição. Mas, há poucos que são matutinos, têm que dormir cedo e acordar cedo (madrugada). E poucos que são vespertinos, ficam despertos até o início da madrugada e não conseguem levantar cedo.

ARRASTADORES
Arrastador é uma condição que, repetida durante dias ou semanas, altera um ciclo fisiológico específico. O mais potente é o ciclo claro-escuro natural. Outro arrastador é o horário do almoço. A fome é sentida no horário de rotina do almoço. Mas se a rotina/horário for alterado, a “hora da fome” será também alterada em poucas semanas.

ROTINA
Nossos ciclos fisiológicos precisam de rotina para que se mantenham ajustados. Quando alteramos a rotina (dormir mais tarde ou refeição fora do horário), os sistemas fisiológicos têm de se adaptar, sentimos algum desconforto, menor disposição e queda do desempenho. Quanto mais o estresse de adaptação se repete, maior desgaste dos sistemas fisiológicos e risco de problemas de saúde. A “pior” condição para isso é a alteração de turno de alguns trabalhadores.

EXERCÍCIO FÍSICO
A rotina dos exercícios é um arrastador que “configura” nosso ciclo fisiológico de esforço físico (hormônios e neurotransmissores). Não por acaso, praticantes assíduos que interrompem por alguns dias dizem que “o corpo está sentindo falta do exercício”. Portanto, se ainda não pratica, comece. Vença o desconforto de algumas semanas até seu ciclo fisiológico se estabelecer. A partir de então, ainda poderá sentir cansaço, mas a sensação de prazer (endorfinas) e os benefícios serão compensadores.

 A rotina dos exercícios é um arrastador.

 

Veja também