Variação de movimentos e estímulos. Essas características fazem diferença em sua saúde, pois melhoram seu condicionamento físico de forma mais ampla, te preparam para as atividades diárias esperadas e inesperadas, mantêm os músculos e sistemas fisiológicos com plena função no nível esperado para sua idade e diminuem o risco de doenças e dores ortopédicas.
CONDICIONAMENTO FÍSICO
Vamos falar sinceramente. Se você ainda não chegou aos 30 anos, então tem objetivos e valores de um adulto jovem. Mas se já é 35+ está começando a pensar um pouco mais em saúde e no futuro. Já mais maduro, o objetivo de ser um super-corredor ou o mais hipertrofiado da academia, fica em segundo ou terceiro plano. Não basta ter pace de 3:50 na corrida, mas supino de 50Kg. Ou supino de 110Kg e não correr sequer 2Km. Pensa agora em algo mais amplo, o condicionamento físico.
ADAPTAÇÃO
Desde o sedentário com sobrepeso até o praticante de “monoexercício”, o Crossfit/crosstraining acolhe a todos. Não se preocupe com sua idade, se ainda não consegue correr, não consegue erguer uma barra de 15Kg ou se pendurar na barra fixa. Há, para todos os casos, um exercício de adaptação mais simples que você conseguirá fazer e no número de repetições que conseguir. E sua consistência fará você melhorar, progredir e avançar nos exercícios e nas capacidades físicas: endurance, força, potência, resistência muscular localizada (RML), agilidade, velocidade, coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e precisão.
PESO CORPORAL E SOBRECARGAS
Aprender e fazer regularmente exercícios com o peso corporal pode ser muito eficiente para seu condicionamento físico e saúde. Uma prática que não requer equipamento ou espaço grande e especial. Esses exercícios podem ser realizados em casa ou em viagens, quando não é possível ir a uma academia ou box. No Crossfit/crosstraining há vários exercícios com o peso corporal e também com sobrecargas de barras, anilhas, halteres e kettlebells. Especialmente, as capacidades de força, potência e resistência muscular localizada (RML) são bastante trabalhadas.
INTENSIDADE
O treinamento Crossfit/crosstraining tem fases: aquecimento, exercícios para técnica e principal mais intensa. Nesta última fase a intensidade depende da carga utilizada, da velocidade de execução e do tempo de pausa (recuperação) entre as séries ou exercícios. O objetivo é usar a maior carga possível, fazer rápido e descansar pouco até terminar a tarefa que pode ser um número de séries e repetições ou um tempo pré-determinado para fazer o máximo de movimentos. Nesta hora, você estará no comando de acordo com a resposta dos seus músculos, sistema cardiovascular e, sobretudo, seu estado de condicionamento físico. Sim, a intensidade será relativa à sua condição.
LESÕES
Falar e escrever que o Crossfit machuca se tornou lugar comum daqueles que não conhecem o treinamento e não querem que outras pessoas conheçam, pois o número de praticantes tem aumentado continuamente. As lesões podem ocorrer como em qualquer outro treinamento ou esporte, porém a realidade é que o índice é baixo. Quando há um professor/coach que sabe ensinar e acompanhar, o praticante respeita as orientações e os próprios limites, o risco de lesão é pequeno. O que é certo, para qualquer idade, é que o condicionamento físico melhora significativamente.
A intensidade depende da carga utilizada, da velocidade de execução e do tempo de pausa (recuperação) entre as séries ou exercícios.